COMO ACORDAR OUTRA PESSOA
1. Acorde antes dela.
2. Em geral é melhor despertar a pessoa mais cedo e dar a ela algum tempo para adaptar-se à brutal realidade do que deixá-la dormir uns minutinhos a mais e recorrer depois a métodos mais violentos e desesperados.
3. Não grite, não fale alto, não bata na porta. Só puxe a coberta muito devagar, e quando não for causar constrangimento a nenhum dos envolvidos.
4. Não cutuque, não telefone, não sacuda com violência. Absolutamente nunca jogue água.
5. Não use o nome da pessoa como palavrão ou como ameaça, mas como convite. Seja amável ao ponto de que a perspectiva da sua companhia pareça para a pessoa mais desejável do que continuar dormindo.
6. Acorde a pessoa como você gostaria de ser acordado ou, melhor ainda, como ela gostaria de ser acordada.
7. Se depois de algum tempo não funcionar, não insista. Empurre a pessoa para o lado e durma junto.
Trecho retirado do texto LEVANTE - O jeito de acordarem você, 05 de Julho de 2005, postado no site A Bacia das Almas, de Paulo Brabo.
.
NOTA: Fiquei a pensar (a pensar!) sobre essa metodologia... Muito boa. Aqui em casa me acordam os gatos. Alguma coisa cai, na sala, e eu acordo. Ou a Naná começa a miar porque tem fome e eu tenho que colocar a comidinha dela... Vou me reunir com essas criaturas hoje e ler este texto. Não é possível, alguma coisa esses felinos têm que aprender! Putz! Derrubaram todos os meus papéis hoje pela manhã! Acordei com o barulho de lápis, canetas, réguas etc. caindo no chão, da mesa ao chão. Sujaram meu curriculum e amassaram o projeto de anteprojeto de tese... Resultado de um final de semana de clausura, meditação e muita oração, em súplica pra que Deus me ajude com isso. Ressalte-se que eu já havia desistido de fazer qualquer coisa nesse sentido a fim de partir para uma vida franciscana de dedicação incondicional e integral aos animais abandonados, de rua, órfãos, solitários e feridos. Mas muita água rolou debaixo da ponte... E eu recapitulei. Sim, melhor seria se não houvesse ponte, e a água pudesse simplesmente correr, mas no meio do caminho havia uma ponte.
.
Pois é, acordar como acordei hoje foi muito pior que receber um copo d'água gelada na cara! Mas, voltando ao texto... acho que o último item resume todos os outros, assim como Jesus disse que a essência de todos os mandamentos estava em dois, apenas. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário