A EVOLUÇÃO DO ENSINO NEZTEPAIZ
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* Ensino da matemática nos anos 40/50: Um camponês vendeu um saco de batatas por 100,00. As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda. Qual foi o seu lucro?
* Ensino Tradicional - Anos 60: Um camponês vendeu um saco de batatas por 100,00. As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda, ou seja, foram de 80,00. Qual foi o seu lucro?
* Ensino Moderno - Anos 80: Um camponês troca um conjunto B de batatas por um conjunto M de moedas. O cardinal do conjunto M é de 100 e cada elemento de M vale 1,00. Desenhe um diagrama do conjunto M com 100 pontos que representam os elementos desse conjunto. O conjunto C dos custos de produção tem menos 20 elementos do que o conjunto M. Represente C como sub-conjunto de M e escreva em vermelho o cardinal do conjunto L do lucro.
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* Ensino Renovado - 1990: Um agricultor vendeu um saco de batatas por 100,00. Os custos de produção elevam-se a 80,00 e o lucro é de 20,00. Trabalho a realizar: Sublinhe a palavra "batatas" e discuta sobre o tema com o colega.
* Ensino Reformado - 2002: Um trabalhador reçebeu um çubsídio de 50,00 para produsir 1 çaco de batatas o qual vendeo por 100,00 e gastou 80,00. Leia o exerçício e em ceguida dis para os companheiru do seu ladu o que pença desta maneira de enriquesser onestamente.
COLABORAÇÃO: Maria José Nélo.
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