Os ativistas pelos direitos humanos ganharam um presente de Natal na semana passada: dos 37 Estados que praticam a pena de morte nos EUA, um deles, Nova Jersey, acaba de proibir esse tipo de punição. Para os defensores da sentença, 2007 foi o pior ano desde 1976, quando a execução voltou a ser permitida no país. Além da proibição em Nova Jersey, uma decisão de setembro da Suprema Corte já havia suspendido e execução por injeção letal, o método preferido na maioria dos Estados. A suspensão continuará valendo até que novos estudos atestem que o método não faz o condenado sofrer. A decisão pela proibição em Nova Jersey é conseqüência de um relatório de uma comissão de estudiosos que apontou a ineficácia da pena de morte em dissuadir novos assassinatos. Outra conclusão foi que executar criminosos é mais caro que mantê-los presos pelo resto de suas vidas. Os EUA executaram 53 pessoas no ano passado. Em números absolutos, o país só fica atrás da China. Até países árabes, tradicionalmente muito rigorosos em suas condenações, mataram menos que os americanos, segundo um levantamento divulgado pelo jornal The New York Times. Entidades de direitos humanos acreditam que uma decisão definitiva da Suprema Corte sobre a injeção letal, a ser tomada em 2008, poderá influenciar outros Estados a seguir o exemplo de Nova Jersey.
***
NOTA: Na semana passada, Diogo Mainardi escreveu um genial artigo sobre a pena de morte. Ele se colocou a favor do método, bem como a favor do aborto. Genial! E muitos blogs e sáites cristãos louvam freqüentemente o Diogo Mainardi! Grande articulista! Inteligente! Me digam, meus irmãos mainardianos: vocês gostam do Diogo Mainardi porque ele é a favor da pena de morte ou porque ele é a favor do aborto?
2 comentários:
Glórias a Deus! Mesmo que o convencimento tenha acontecido por questão de ordem econômica. Como disse o Frei Beto, "quem aprova a pena de morte é porque, provavelmente, já matou, em si, a esperança e a fé. Esta é a lei dos que são materialmente prepotentes e espiritualmente indigentes".
Cara Maya,
Que bom saber que vc é pentecostal da AD, eu tambem.
Foi de grande valia conhecer o seu blog. Desejo a você um bom final de ano e que 2008 revele um tempo em que o labor mais importante na nossa comunicação continue sendo a busca da afirmação dos nossos blogs como espaços de koinonia, cuja consecução seja contribuir para a realização do Reino de Deus e o estabelecimento da sua justiça no mundo. Utopia? Deus nos dê da sua graça para não desanimarmos, conforme aconselha o apostolo Paulo aos Gálatas(6:9): "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos".
Um abraço
Paulo Silvano
Oi, Paulo Silvano! Obrigada por seu comentário. Fico feliz em saber que há irmãos que compartilham a mensagem viva do Deus vivo! Amém!
Penso que o cristão existe para combater todo tipo de injustiça e de mal. Não devemos tomar a forma deste mundo, mas renovar nossas mentes, ir à raiz das questões, deixar o Espírito nos dar discernimento e agir.
Um abraço, caro irmão, paz e alegria verdadeiras para você, sua família e seus amigos!
Maya
: )
Postar um comentário