Um dos pontos fortes do Governo Lula era sua credibilidade na área ambiental. Mas isso começou a ruir a partir do momento que o Governo passou a privilegiar o chamado "desenvolvimento" - um arremedo de desenvolvimento, de fato, pois não propicia a sustentabilidade - em detrimento da preservação do meio-ambiente. Sucessivas vezes Lula deu sinais de desgaste com a pólítica ambiental séria levada a cabo pela ministra Marina Silva, respeitada por suas ações em prol do ecossistema não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Parece-me evidente que cuidados com o meio-ambiente desautorizam obras feitas a toque de caixa, para obedecer calendários eleitoreiros ou ações entre amigos financiadas pelo dinheiro público, a fim de que grandes construtoras completem a caixinha. Infelizmente, o Governo Lula não sabe disso - ou finge não saber. Mais importante que obras circunstanciais é a preservação das reservas florestais do país. De obras realizadas de qualquer jeito já estamos cheios. De uma política realmente séria, que vise a sustentabilidade, somos carentes. Os escândalos se sucedem: desmatamento na Amazônia, a transposição criminosa do Rio São Francisco, as futuras hidrelétricas que destruirão rios e comunidades inteiras e tantos fatos mais, aí, na mídia, à disposição de quem quiser tomar conhecimento deles. O PAS, Plano Amazônia Sustentável, nem bem nasceu já se tornou órfão de mãe. Apesar de capenga, o PAS continua, com a nomeação de Roberto Mangabeira Unger, brilhante ministro de Assuntos Estratégicos, para coordenador. E esse é o Governo sério do PT.
Apesar da má repercussão nacional e internacional da saída da ministra Marina Silva, o governo segue despreocupado. Mas a saída de Marina, tão diplomática quanto paciente, denuncia o quão irresponsável é o governo federal na administração dos recursos naturais do país. E este á mais um passo atrás que o governo Lula se permite dar, ancorado em sua maciça popularidade e na certeza pouco inteligente de que agrada a todos. A todos? A mim, não.
***
Mayalu Felix
Niterói, 13/05/2008.
.
Leia na íntegra a carta de demissão que Marina Silva entregou ao presidente da República: http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/05/13/ult23u2297.jhtm
2 comentários:
Maya,
Concordo com você que perde o governo Lula e a gestão do Meio-Ambiente no Brasil. Marina Silva é evangélica, fato que não foi divulgado na imprensa, ao dar a notícia de sua demissão, falando sobre seu histórico. Admiro Marina Silva pelo sua história de vida, pela luta contra vários setores que teve que enfrentar, dentro e fora do governo. Mas, admiro também sua postura discreta e sem escândalos como evangélica.
Parabéns pela postagem,
Juber Donizete Gonçalves
www.juberdonizete.blogspot.com/
Também admiro a agora senadora Marina Silva e sei que sua firmeza e honestidade farão falta neste (des)governo...
Obrigada por sua visita, Juber, volte sempre!
Maya
Postar um comentário