Creio que não existe nada de mais belo, de mais profundo, de mais simpático, de mais viril e de mais perfeito do que o Cristo; e eu digo a mim mesmo, com um amor cioso, que não existe e não pode existir. Mais do que isto: se alguém me provar que o Cristo está fora da verdade e que esta não se acha n'Ele, prefiro ficar com o Cristo a ficar com a verdade. (Dostoievski)

FAÇA COMO EU: VISITE O BLOG DELES, E SIGA-OS TAMBÉM! :)

23 de mai. de 2008

manipulação: a gente vê por aqui!


Já se foi o tempo em que o velho Brizola clamava: "O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo!" Brizola morreu, mas a Globo continua. Continua manipulando, é claro. Minha dúvida é se o povo agora é bobo e não percebe a condução político-ideológica dos programas da emissora.

Fora as edições maldosas relativas aos conflitos entre grandes empresas x MST, ou grandes fazendeiros x garimpeiros, ou ainda entre grandes empreiteiras x índios, nesta ordem ou em combinações múltiplas de tal forma que os ricos sempre estão em conflito com os pobres, e aqueles são sempre vítimas destes, hoje me chamou a atenção a edição de uma reportagem sobre a Marcha para Jesus feita pelo Jornal Nacional.

Nada de novo, a Globo continua achincalhando os evangélicos, mas se eu não soubesse que se trata do Jornal Nacional, ou "Jornal dos Simpsons", como o William Bonner já ressaltou, pensaria que os mais de três milhões de participantes da Marcha são uns completos idiotas. Por outro lado, vendo em seguida a boa edição dos preparativos para a festa do Corpus Christi celebrada pela Igreja Católica no Brasil, pensaria eu na evidente superioridade espiritual dos católicos - espiritual, moral e jurídica, pois o Papa nunca foi preso nos EUA.

É claro, se a Globo deveria ressaltar algo na festa evangélica teria de ser a prisão dos Hernandez. Independentemente de o casal estar detido por uma série de complicações jurídicas, motivadas por uma sede de poder que, diga-se de passagem, ninguém na Rede Globo tem, eu me pergunto por que, em cada reportagem sobre a Igreja Romana, a Globo não fala dos inúmeros casos de pedofilia, adultério e homossexualismo no seio da própria Igreja.

Não vou aqui atacar a Igreja Católica - na verdade, tudo o que se faz no meio evangélico - e olha que no meio evangélico há muita desonestidade, sim - é ainda fichinha para a poderosa Santa Madre, que está no negócio há quase dois mil anos. Fraude? Falcatruas financeiras? Ora, o Vaticano mesmo foi palco de muitos, inúmeros negócios financeiros escusos - desde sua criação, envolvendo Benito Mussolini, passando pelo papa Pio XI, pelo bispo Paul Marcinkus, pelo papa Paulo VI e por tantos outros, em suas operações no famoso IOR ou no não menos famoso Banco Ambrosiano. Desses, é claro, a Rede Globo não fala absolutamente nada.

Focalizando, na reportagem sobre "o evento dos evangélicos", mais a prisão dos Hernandez que os motivos da Marcha, a Globo nem sequer revelou o número estimado de participantes da comemoração, o que o noticiário da Rede TV! faria, logo depois: aproximadamente quatro milhões de pessoas.

Longe de mim apoiar as ações do casal da Igreja Renascer, mas a reportagem da Globo fez parecer que a Marcha para Jesus de 2008 era um pretexto - nada mais - para apoiar os dois, o que não é verdade. A emissora também não revelou, propositalmente, que outras denominações evangélicas compareceram à Marcha.

A Globo também não informou que a Marcha para Jesus é um evento que nasceu na Inglaterra, nos anos 80, e que ocorre em diversos países, entre os quais a França, Portugal e a Argentina, além da Inglaterra, de países africanos e onde mais houver liberdade de culto para os cristãos.

A edição de imagens, as entrevistas, o texto em off, tudo foi cuidadosamente montado pelo Jornal Nacional na reportagem sobre a Marcha para Jesus de 2008 para que a mensagem fosse manipulada, deturpada, dirigida, a fim de que a opinião dos telespectadores atendesse aos interesses comerciais da emissora carioca.

Não há, na Globo, nenhum comprometimento com a ética, a veracidade de fatos, mínima que seja. O que há, de acordo com os interesses da TV, é a versão dos fatos que mais satisfaz à política "global". Não à toa, em outro bloco, o mesmo Jornal Nacional diria que a Parada do Orgulho Gay de São Paulo, considerada a maior do mundo e que acontecerá neste próximo dia 26 de maio, domingo, é um evento "da família" - e todos sabem, quem já foi ou já ouviu falar de qualquer aspecto da Parada, que de "família" ela tem muito pouco.

A "Vênus Platinada" mostra a que vem, todas as noites, ao invadir as casas dos brasileiros: manipular a opinião pública. Quem não se lembra da famosa edição do debate entre Lula - hoje presidente da República - e Collor, que se elegeu com o apoio da família de Roberto Marinho? Todos devem se lembrar também das "denúncias" de Miriam Cordeiro. Ninguém lembra é que a Globo é uma concessão pública do Governo Federal. E que o Governo Federal é sustentado pelo povo, e existe para servir o povo. Na teoria, é claro.

Tratar os evangélicos como idiotas não é novidade, visto que são considerados adversários, opositores não só da Globo, por meio da emissora da Igreja Universal, a Record, mas também da Igreja Católica Romana, que mantém com a emissora negócios muito lucrativos.

Poderia aproveitar e tecer aqui análises mais aprofundadas sobre a edição das imagens e o discurso opaco e oportunista do jornalismo global, mas não, que este é só um desabafo. Que falta nos faz, nessas horas, o velho e sábio Brizola, que nunca - nunca - deixou de denunciar o cinismo da emissora dos Marinho, que continua a mesma, diga-se de passagem.

***

Mayalu Felix
Niterói, 20/05/2008.

3 comentários:

daladier.blogspot.com disse...

Concordo com você, Maya. Fiz a mesma leitura a assistir ao JN. Eles assopram e depois mordem.

juberd2008 disse...

Muito bom seu artigo Maya. A Globo já foi criada com polêmicas. Teve altos investimentos do Grupo Time-Life (americano) no seu início. O filme sobre ela feita pelo canal britânico Channel Four (que no Brasil é chamado de Muito Além do Cidadão Kane) nunca pode ser exibido por aqui, a não em vídeos no youtube. E o Brizola realmente comprava a briga com a Globo. Sobre o tratamento que ela dá aos evangélicos, é simplismente irritante ver a parcialidade que é dado nas matérias. Ora, ignora como se não existissem, mostrando eventos religiosos (não evangélicos) de 10 mil pessoas, enquanto há eventos de 100 mil evangélicos e não é mostrado.

Parabéns,

Pr. Juber Donizete Gonçalves
www.juberdonizete.blogspot.com/

Maya Felix disse...

Pois é, mas isso a Globo faz com qualquer grupo social que a desagrada. O MST nunca foi mostrado de modo positivo, por exemplo.

Mas é verdade que a reportagem de ontem, no Jornal Nacional, sobre a Marcha para Jesus, me deixou perplexa.

Marcadores

Comportamento (719) Mídia (678) Web (660) Imagem (642) Brasil (610) Política (501) Reflexão (465) Fotografia (414) Definições (366) Ninguém Merece (362) Polêmica (346) Humor (343) link (324) Literatura (289) Cristianismo (283) Maya (283) Sublime (281) Internacional (276) Blog (253) Religião (214) Estupidez (213) Português (213) Sociedade (197) Arte (196) La vérité est ailleurs (191) Mundo Gospel (181) Pseudodemocracia (177) Língua (176) Imbecilidade (175) Artigo (172) Cotidiano (165) Educação (159) Universidade (157) Opinião (154) Poesia (146) Vídeo (144) Crime (136) Maranhão (124) Livro (123) Vida (121) Ideologia (117) Serviço (117) Ex-piritual (114) Cultura (108) Confessionário (104) Capitalismo (103) (in)Utilidade pública (101) Frases (100) Música (96) História (93) Crianças (88) Amor (84) Lingüística (82) Nojento (82) Justiça (80) Mulher (77) Blábláblá (73) Contentamento (73) Ciência (72) Memória (71) Francês (68) Terça parte (68) Izquerda (66) Eventos (63) Inglês (61) Reportagem (55) Prosa (54) Calendário (51) Geléia Geral (51) Idéias (51) Letras (51) Palavra (50) Leitura (49) Lugares (46) Orkut (46) BsB (44) Pessoas (43) Filosofia (42) Amizade (37) Aula (37) Homens (36) Ecologia (35) Espanhol (35) Cinema (33) Quarta internacional (32) Mudernidade (31) Gospel (30) Semiótica e Semiologia (30) Uema (30) Censura (29) Dies Dominicus (27) Miséria (27) Metalinguagem (26) TV (26) Quadrinhos (25) Sexo (25) Silêncio (24) Tradução (24) Cesta Santa (23) Gente (22) Saúde (22) Viagens (22) Nossa Linda Juventude (21) Saudade (21) Psicologia (18) Superação (18) Palestra (17) Crônica (16) Gracinha (15) Bizarro (14) Casamento (14) Psicanálise (13) Santa Casa de Misericórdia Franciscana (13) Carta (12) Italiano (12) Micos (12) Socialismo (11) Comunismo (10) Maternidade (10) Lêndias da Internet (9) Mimesis (9) Receita (9) Q.I. (8) Retrô (8) Teatro (7) Dããã... (6) Flamengo (6) Internacional Memória (6) Alemão (5) Latim (5) Líbano (5) Tecnologia (5) Caninos (4) Chocolate (4) Eqüinos (3) Reaça (3) Solidão (3) TPM (2) Pregui (1)

Arquivo