Creio que não existe nada de mais belo, de mais profundo, de mais simpático, de mais viril e de mais perfeito do que o Cristo; e eu digo a mim mesmo, com um amor cioso, que não existe e não pode existir. Mais do que isto: se alguém me provar que o Cristo está fora da verdade e que esta não se acha n'Ele, prefiro ficar com o Cristo a ficar com a verdade. (Dostoievski)

FAÇA COMO EU: VISITE O BLOG DELES, E SIGA-OS TAMBÉM! :)

21 de nov. de 2008

que coisa.


Saiu no Jornal da Band, ontem à noite (mas o Jornal Nacional, da Globo, não disse nada a respeito, of course). Algumas pessoas, que foram à Praça XV ontem, no Centro do Rio de Janeiro, durante a comemoração do Dia da Consciência Negra, foram reprimidas pela polícia e por seguranças, que obrigaram os manifestantes a interromper o protesto e enrolar as faixas. Não acreditei.

Não é o Governo do PT em prol da liberdade, contra a ditadura, e a favor da democracia? Então democracia não é isso, poder manifestar suas idéias políticas livremente? Como é que os seguranças e policiais censuraram um protesto político legítimo em praça pública? Sabe o que isso me lembrou? O último show do Legião Urbana em Brasília, em 1987 ou 1988, num estádio de futebol no Eixo Monumental. Em pleno Governo Sarney, que era e é um filhote da ditadura - e apóia o governo Lula, que dialoga com o PMDB na base da troca de cargos - policiais militares a cavalo não permitiram que uma faixa de protesto contra as eleições indiretas para presidente fosse aberta. Vieram para cima de nós, com cavalo e tudo, e nos tomaram a faixa.

Mas, no Governo Lula, isso ainda acontece? Vou ser franca: tenho visto que o Governo Lula cerceia a liberdade de crítica, sim. Tem havido uma onda de ameaças, por conta de críticas, que faz o Governo Lula parecer a URSS stalinista, certas horas. Membros do Governo tentam intimidar pessoas que tocam em algumas feridas, como a corrupção no governo, que é grande. Ou a impunidade, visto que, do escândalo do mensalão, por exemplo, todos continuam livres, leves e soltos. Ontem eu ouvi, pela enésima vez, o Lula dizer que quando chegou ao poder, foi iluminado por um pensamento nobre que lhe dizia que ele, exatamente ele, não poderia "errar" à frente da Presidência, porque ele é de origem pobre, humilde, blá-blá-blá. Se ele quisesse, convenhamos, poderia ter estudado. Mas também é melhor, para a manutenção da imagem que construiu a vida inteira, que fique sem estudar. Além disso, ler é mesmo um negócio que dá sono. Ainda assim, o Governo Federal e a Rede Globo incentivam o estudo e fazem apologia da escola, apesar de haver poucas verbas para melhorar, de fato, a Educação, em comparação com o que o Lula envia para o pagamento da dívida externa.

Bom, voltando ao assunto... Mas o Lula, apesar do discurso, não errou? Não erra? Então pagar a dívida externa sem solicitar nem ao menos uma auditoria, não é um erro? Acobertar a corrupção não é um erro? E o assassinato do Celso Daniel? Por que ninguém mais fala disso? Esse descaso não é um erro? Permitir aos bancos lucros estratosféricos, à custa do sacrifício dos correntistas, não é um erro? Quem fixa as taxas de juros é o Governo Federal. Tentar proteger Daniel Dantas não é um erro? Aliás, por que protegem Daniel Dantas?

Estou farta de tanta hipocrisia. Nunca pensei que o governo Lula seria pior do que tudo o que eu já vi. Nesta semana há uma enquete no site da revista Época sobre a Bolsa Família. Até escrevi alguma coisa (mas ainda não mandei), porque me deixa indignada a naturalidade com que os petistas mudaram de opinião, pois agora o governo não ensina mais a pescar, apenas dá o peixe, e isso também acaba sendo muito justificável, para os que antes desaprovavam o paternalismo assistencialista de agora. Em vez de investir em distribuição de renda efetiva, com saneamento básico para todo o Brasil, água potável, tratamento de esgotos, educação federalizada e de qualidade desde os primeiros anos, creches em todos os lugares, bons hospitais e um salário mínimo melhor que esse "miserê revolucionário" do qual Lula se orgulha, o Governo investe no Bolsa Miséria, e cria, assim, grandes currais eleitorais para 2010. Afinal, o assistencialismo sai mais barato e rende votos.

Outra coisa: não sou contra a política de cotas, pelo contrário. Mas vejo que ela se estrutura para deixar de ser paliativa e se tornar permanente. Ou seja: reformar o ensino fundamental e médio sai muito caro, então vamos facilitar as coisas e piorar o ensino superior.

Os que conheceram o PT antes do Governo Lula e, vendo todas as distorções atuais, ainda continuam a apoiar os absurdos a que ele tem dado sustentação são pessoas oportunistas, hipócritas, mentirosas e corruptas ou, numa perspectiva melhor, são uns idiotas imbecilizados.

Que coisa.

Ah, me desculpem, eu deveria ter escrito sobre o Dia da Consciência Negra, que foi ontem. Outro dia postei um longo texto sobre Zumbi, a capoeira, a História do Brasil etc. Mas gostaria de voltar ao tema. Ontem estava um pouco avessa à internet, na verdade outras atividades têm me tomado tempo e energia, mas gosto de postar alguma coisa por aqui, ainda que essa alguma coisa seja meio mal humorada, ultimamente.

:)

4 comentários:

Anônimo disse...

Maya

O protesto era contra o que?

Pedro Larper

Anônimo disse...

Mayalu, parabéns pela tua lucidez, pela forma com que tu tratas um tema de forma a esclarecê-lo muito bem. Para superar as graves desigualdades e conquistar políticas públicas efetivas que promovam a cidadania somente com a mobilização popular, pois “com as bandeiras nas mãos”, não nos calarão. Mesmo com os ataques da polícia, a luta deve continuar.

juberd2008 disse...

Maya,

Com tudo isso que você escreveu, fico pensando: Onde está a tal propalada democracia no Brasil? Por vezes parace que o próprio Estado de Direito (com as limitações tupiniquins) parace vez ou outra ameaçado, por aqueles que deveriam estar defendendo-o. Artigo corajoso e inteligente.

Abraço.

Maya Felix disse...

Pois é, Juber, eu também me pergunto onde está a tal democracia. No governo do Lula, certamente, ela não está. Lamento ter ajudado a eleger o Lula, e durante tanto tempo da minha vida ter dado sustentação a essa palhaçada. Mais uma ilusão, pois nada, de fato, mudou - nem vai mudar - para o Brasil.

Marcadores

Comportamento (719) Mídia (678) Web (660) Imagem (642) Brasil (610) Política (501) Reflexão (465) Fotografia (414) Definições (366) Ninguém Merece (362) Polêmica (346) Humor (343) link (324) Literatura (289) Cristianismo (283) Maya (283) Sublime (281) Internacional (276) Blog (253) Religião (214) Estupidez (213) Português (213) Sociedade (197) Arte (196) La vérité est ailleurs (191) Mundo Gospel (181) Pseudodemocracia (177) Língua (176) Imbecilidade (175) Artigo (172) Cotidiano (165) Educação (159) Universidade (157) Opinião (154) Poesia (146) Vídeo (144) Crime (136) Maranhão (124) Livro (123) Vida (121) Ideologia (117) Serviço (117) Ex-piritual (114) Cultura (108) Confessionário (104) Capitalismo (103) (in)Utilidade pública (101) Frases (100) Música (96) História (93) Crianças (88) Amor (84) Lingüística (82) Nojento (82) Justiça (80) Mulher (77) Blábláblá (73) Contentamento (73) Ciência (72) Memória (71) Francês (68) Terça parte (68) Izquerda (66) Eventos (63) Inglês (61) Reportagem (55) Prosa (54) Calendário (51) Geléia Geral (51) Idéias (51) Letras (51) Palavra (50) Leitura (49) Lugares (46) Orkut (46) BsB (44) Pessoas (43) Filosofia (42) Amizade (37) Aula (37) Homens (36) Ecologia (35) Espanhol (35) Cinema (33) Quarta internacional (32) Mudernidade (31) Gospel (30) Semiótica e Semiologia (30) Uema (30) Censura (29) Dies Dominicus (27) Miséria (27) Metalinguagem (26) TV (26) Quadrinhos (25) Sexo (25) Silêncio (24) Tradução (24) Cesta Santa (23) Gente (22) Saúde (22) Viagens (22) Nossa Linda Juventude (21) Saudade (21) Psicologia (18) Superação (18) Palestra (17) Crônica (16) Gracinha (15) Bizarro (14) Casamento (14) Psicanálise (13) Santa Casa de Misericórdia Franciscana (13) Carta (12) Italiano (12) Micos (12) Socialismo (11) Comunismo (10) Maternidade (10) Lêndias da Internet (9) Mimesis (9) Receita (9) Q.I. (8) Retrô (8) Teatro (7) Dããã... (6) Flamengo (6) Internacional Memória (6) Alemão (5) Latim (5) Líbano (5) Tecnologia (5) Caninos (4) Chocolate (4) Eqüinos (3) Reaça (3) Solidão (3) TPM (2) Pregui (1)

Arquivo