Saiu no Jornal da Band, ontem à noite (mas o Jornal Nacional, da Globo, não disse nada a respeito, of course). Algumas pessoas, que foram à Praça XV ontem, no Centro do Rio de Janeiro, durante a comemoração do Dia da Consciência Negra, foram reprimidas pela polícia e por seguranças, que obrigaram os manifestantes a interromper o protesto e enrolar as faixas. Não acreditei.
Não é o Governo do PT em prol da liberdade, contra a ditadura, e a favor da democracia? Então democracia não é isso, poder manifestar suas idéias políticas livremente? Como é que os seguranças e policiais censuraram um protesto político legítimo em praça pública? Sabe o que isso me lembrou? O último show do Legião Urbana em Brasília, em 1987 ou 1988, num estádio de futebol no Eixo Monumental. Em pleno Governo Sarney, que era e é um filhote da ditadura - e apóia o governo Lula, que dialoga com o PMDB na base da troca de cargos - policiais militares a cavalo não permitiram que uma faixa de protesto contra as eleições indiretas para presidente fosse aberta. Vieram para cima de nós, com cavalo e tudo, e nos tomaram a faixa.
Mas, no Governo Lula, isso ainda acontece? Vou ser franca: tenho visto que o Governo Lula cerceia a liberdade de crítica, sim. Tem havido uma onda de ameaças, por conta de críticas, que faz o Governo Lula parecer a URSS stalinista, certas horas. Membros do Governo tentam intimidar pessoas que tocam em algumas feridas, como a corrupção no governo, que é grande. Ou a impunidade, visto que, do escândalo do mensalão, por exemplo, todos continuam livres, leves e soltos. Ontem eu ouvi, pela enésima vez, o Lula dizer que quando chegou ao poder, foi iluminado por um pensamento nobre que lhe dizia que ele, exatamente ele, não poderia "errar" à frente da Presidência, porque ele é de origem pobre, humilde, blá-blá-blá. Se ele quisesse, convenhamos, poderia ter estudado. Mas também é melhor, para a manutenção da imagem que construiu a vida inteira, que fique sem estudar. Além disso, ler é mesmo um negócio que dá sono. Ainda assim, o Governo Federal e a Rede Globo incentivam o estudo e fazem apologia da escola, apesar de haver poucas verbas para melhorar, de fato, a Educação, em comparação com o que o Lula envia para o pagamento da dívida externa.
Bom, voltando ao assunto... Mas o Lula, apesar do discurso, não errou? Não erra? Então pagar a dívida externa sem solicitar nem ao menos uma auditoria, não é um erro? Acobertar a corrupção não é um erro? E o assassinato do Celso Daniel? Por que ninguém mais fala disso? Esse descaso não é um erro? Permitir aos bancos lucros estratosféricos, à custa do sacrifício dos correntistas, não é um erro? Quem fixa as taxas de juros é o Governo Federal. Tentar proteger Daniel Dantas não é um erro? Aliás, por que protegem Daniel Dantas?
Estou farta de tanta hipocrisia. Nunca pensei que o governo Lula seria pior do que tudo o que eu já vi. Nesta semana há uma enquete no site da revista Época sobre a Bolsa Família. Até escrevi alguma coisa (mas ainda não mandei), porque me deixa indignada a naturalidade com que os petistas mudaram de opinião, pois agora o governo não ensina mais a pescar, apenas dá o peixe, e isso também acaba sendo muito justificável, para os que antes desaprovavam o paternalismo assistencialista de agora. Em vez de investir em distribuição de renda efetiva, com saneamento básico para todo o Brasil, água potável, tratamento de esgotos, educação federalizada e de qualidade desde os primeiros anos, creches em todos os lugares, bons hospitais e um salário mínimo melhor que esse "miserê revolucionário" do qual Lula se orgulha, o Governo investe no Bolsa Miséria, e cria, assim, grandes currais eleitorais para 2010. Afinal, o assistencialismo sai mais barato e rende votos.
Outra coisa: não sou contra a política de cotas, pelo contrário. Mas vejo que ela se estrutura para deixar de ser paliativa e se tornar permanente. Ou seja: reformar o ensino fundamental e médio sai muito caro, então vamos facilitar as coisas e piorar o ensino superior.
Os que conheceram o PT antes do Governo Lula e, vendo todas as distorções atuais, ainda continuam a apoiar os absurdos a que ele tem dado sustentação são pessoas oportunistas, hipócritas, mentirosas e corruptas ou, numa perspectiva melhor, são uns idiotas imbecilizados.
Que coisa.
Ah, me desculpem, eu deveria ter escrito sobre o Dia da Consciência Negra, que foi ontem. Outro dia postei um longo texto sobre Zumbi, a capoeira, a História do Brasil etc. Mas gostaria de voltar ao tema. Ontem estava um pouco avessa à internet, na verdade outras atividades têm me tomado tempo e energia, mas gosto de postar alguma coisa por aqui, ainda que essa alguma coisa seja meio mal humorada, ultimamente.
:)
4 comentários:
Maya
O protesto era contra o que?
Pedro Larper
Mayalu, parabéns pela tua lucidez, pela forma com que tu tratas um tema de forma a esclarecê-lo muito bem. Para superar as graves desigualdades e conquistar políticas públicas efetivas que promovam a cidadania somente com a mobilização popular, pois “com as bandeiras nas mãos”, não nos calarão. Mesmo com os ataques da polícia, a luta deve continuar.
Maya,
Com tudo isso que você escreveu, fico pensando: Onde está a tal propalada democracia no Brasil? Por vezes parace que o próprio Estado de Direito (com as limitações tupiniquins) parace vez ou outra ameaçado, por aqueles que deveriam estar defendendo-o. Artigo corajoso e inteligente.
Abraço.
Pois é, Juber, eu também me pergunto onde está a tal democracia. No governo do Lula, certamente, ela não está. Lamento ter ajudado a eleger o Lula, e durante tanto tempo da minha vida ter dado sustentação a essa palhaçada. Mais uma ilusão, pois nada, de fato, mudou - nem vai mudar - para o Brasil.
Postar um comentário