É uma honra para a Convenção Geral das Assembléias de Deus iniciar as comemorações do nosso Centenário. Há quase 100 anos, a providência Divina trouxe para o Brasil 2 homens e suas famílias, que cheios do espírito Santo, pregaram a mensagem pentecostal. Do fruto deste chamado, Deus fez nascer a maior igreja pentecostal do Brasil, as Assembléias de Deus, que têm pregado a salvação, o batismo com o Espírito Santo, a cura divina e o retorno de Nosso Senhor.
Cem anos não são cem dias. Contamos com tempos trabalhosos, de perseguição, de incompreensão contra a nossa fé, e hoje podemos colher os frutos de um evangelismo pacífico e respeitoso em nossa nação. Um século de existência deve ser celebrado, pois, por todo esse tempo, Deus se fez presente conosco, confirmando sua Palavra e acrescentando à igreja os que vão sendo salvos.
Nossa comemoração, nos próximos quatro anos, terá eventos que envolverão toda a igreja, desde os ministros até os membros, com oração, evangelismo, encontros de líderes, congressos de jovens e de Escola Dominical, missões e adoração.
Há décadas as Assembléias de Deus têm feito a diferença em uma sociedade que diariamente perde os referenciais de ética, integridade, vida espiritual e moral. Deus nos chamou para ser sal e luz, e temos obedecido este chamado com poder e autoridade.
Em 1911, Deus mandou Daniel Berg e Gunnar Vingren para o Norte do País. Hoje, às portas de completarmos 100 anos do cumprimento do glorioso chamado dos nossos pioneiros, estamos em franco crescimento e promovendo o contínuo fortalecimento da doutrina pentecostal brasileira. Que possamos orar como Moisés, que reconhecendo a brevidade do tempo de que dispunha, rogou ao Senhor que ensinasse seu povo a contar os dias de tal maneira que alcançassem um coração sábio, pois a sabedoria, indiscutivelmente, vem com o passar do tempo, e desde que nos submetamos a Deus e aos seus planos.
Convido a todos os pastores a que participem conosco desta comemoração, mobilizando suas igrejas, colaborando com os eventos programados, orando e evangelizando, pois este centenário é um marco para todos nós. É o Centenário da sua, da nossa Assembléia de Deus.
Em Cristo,
Pr. José Wellington Bezerra da Costa
Presidente da CGADB
***
Leia mais: http://www.centenarioadbrasil.org.br/
***
O nome "Assembléias de Deus" foi adotado pela primeira vez em Findlay (Ohio), no ano de 1912, pelo pastor Thomas King Leonard.
Foi entre os anos de 1914 a 1916 que o nome "Assembléia de Deus" passou a ser usado no Brasil, visto que na América do Norte as igrejas pentecostais usavam "Igreja Pentecostal" ou "Assembléia de Deus". Até então, as igrejas pentecostais que iam sendo iniciadas no Brasil eram chamadas de "Missão da Fé Apostólica".
Em 11 de janeiro de 1918, Gunnar Vingren registrou o Estatuto da igreja no Cartório de Registros de Títulos e Documentos do primeiro ofício, em Belém, sob o título Estatuto da Sociedade Evangélica Assembléia de Deus.
.
A data comemorativa do centenário das Assembléias de Deus no Brasil, dessa forma, se baseia nos acontecimentos de 18 de junho de 1911, quando da reunião do grupo que foi "expulso"da Igreja Batista em Belém, juntamente com os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, devido aos fatos lá acontecidos e já de todos conhecidos (Fonte: Dicionário do Movimento Pentecostal, Isael de Araújo, CPAD).
.
Dessa forma, parece-me que o centenário se refere à data do "racha" ocorrido em 1911 na Igreja Batista em Belém e não ao uso da nomenclatura "Assembléia de Deus" (1914-1916), ou ao seu registro oficial (1918).
.
Alguém pode me ajudar?***
FONTE: Blog do pastor Altair Germano
2 comentários:
Eu so espero haver uma unidade entre a CGADB & CONAMAD para se comemorar esse Centenario das Assembleias de Deus no Brasil
Prezada Nilma,
Eu também espero. É uma pena o que acontece no interior da nossa igreja, mas somos humanos, e isso dá margem a muitos erros, sobretudo quando nos afastamos do mais importante: viver em comunhão com Deus.
Um abraço, seja sempre bem-vinda por aqui.
Maya
Postar um comentário