O QUE É SER DE ESQUERDA?
Tentando encontrar resposta a essa simples porém buliçosa pergunta, Caros Amigos entrevistou personalidades das nove áreas de atividade que sustentam o arcabouço civil da nação. Foram perguntas e respostas que resumiremos em depoimentos. Eis o resultado, que resta ao leitor julgar.
UNIVERSIDADE
Paulo Rizzo
PRESIDENTE DA ANDES -- ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR
A esquerda é um posicionamento político, é uma parcela da política que se coloca na defesa da luta de classes. Ela se manifesta através de ações políticas, em processos emancipatórios.
Eu atuo num sindicato. O sindicato é uma organização que chamam de frente única, ou seja, que tem autonomia em relação aos partidos, mas ao mesmo tempo tem a liberdade de participação de todas as posições políticas. A sua atuação na sociedade acaba sendo uma atuação de esquerda, no sentido que tem uma organização indicativa de que luta politicamente por direitos, seja os de uma categoria, no caso os professores, seja o direito à educação pública, e os direitos sociais como um todo. O que tem, na verdade, é que quem acaba se interessando pelo sindicato, tendo maior atuação no sindicato, normalmente são os indivíduos de esquerda.
Entre os professores universitários, eu diria que há uma pluralidade muito grande, porque a universidade é um retalho da sociedade, e você tem dentro dela praticamente todas as posições que existem na sociedade. Então existe espaço de disputa ideológica dentro da universidade.
Texto extraído da revista Caros Amigos, ano XI, nº 121, abril/2007, p. 29.
Nenhum comentário:
Postar um comentário