Por que as pessoas gesticulam enquanto falam?
Porque, assim como a fala, os gestos fazem parte da comunicação humana. "São movimentos do corpo empregados para comunicar idéias, intenções e sentimentos. Podem negar ou dar ênfase ao que estamos dizendo e, muitas vezes, são capazes de substituir as palavras", afirma a fonoaudióloga Maria Tereza Bonatto, coordenadora do comitê de motricidade orofacial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Segundo o neurologista Mauro Muszkat, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a ligação entre a fala e a gesticulação ainda não é completamente compreendida pela ciência, mas sabe-se que os movimentos feitos com o corpo enquanto falamos vão além de acentuar o valor do discurso. "Eles favorecem o vínculo entre quem fala e quem escuta e facilitam a recuperação das palavras na memória", diz o neurologista. A relação entre fala e gesto, no entanto, não é a mesma em todas as culturas. Alguns povos, como os de origem latina, gesticulam mais e praticamente falam com o corpo. O mesmo não acontece com certas culturas orientais, em que a excessiva gesticulação durante uma conversa, muitas vezes, é interpretada como algo inadequado e até mesmo uma invasão de privacidade.
Texto extraído da revista Vida Simples de setembro/2007, ed. 57, p. 23.
NOTA: A respeito dessa relação entre fala e gesticulação vale a pena conhecer a história de Cícero, senador romano considerado o pai da Oratória. Com seus discursos Cícero conseguia derrotar seus adversários, convencendo os que o ouviam com seus argumentos e a construção de seu discurso. Cícero, contudo, teve uma morte trágica. Quando morreu, sua cabeça e suas mãos foram cortadas. Afixadas em um pedaço de madeira, as armas de Cícero foram exibidas pela cidade: sua língua, pregada na madeira, e suas mãos.
Um comentário:
Interessantissimo esse texto. Realmente, podemos ver também em clipes de música, em entrevistas... nós, latinos, nos mexemos bem mais que orientais e europeus, por exemplo.
Mas mais interessante ainda é o texto de Cícero! Não sabia disso!
Stéfanie
Postar um comentário