QUANTO MAIS PAGAMOS, MAIS DEVEMOS!
A dívida externa brasileira quadruplicou entre 1978 e 2006, mesmo que tenhamos pago 253 bilhões de dólares a mais do que recebemos de empréstimos.
Em 1978, a dívida brasileira era de 52,8 bilhões de dólares.
Em 2006, era de 199 bilhões de dólares!
A dívida interna do governo brasileiro era inexpressiva no início da década de 90. Cresceu a partir do Plano Real, atingindo R$ 62 bilhões em 1995. Entre 95 e 2006 pagamos 528 bilhões de Reias só de juros, mesmo assim, a dívida multiplicou por 20, e passamos a dever 1,2 trilhão de Reais em 2007!
UM CONTINENTE ENDIVIDADO
Em 1970 a América Latina devia 32,5 bilhões de dólares. Em 2002, devia 727 bilhões de dólares, mesmo tendo pago 193 bilhões de dólares a mais do que recebeu de empréstimos.
Pagamos a dívida seis vezes, mesmo assim, ela se multiplicou por mais de 20!
Além desse brutal crescimento das dívidas, interna e externa, a maior parte da empresas estatais brasileiras foram privatizadas, sob o argumento de que era preciso pagar a Dívida.
Um verdadeiro círculo vicioso: quanto mais pagamos, mais devemos. Por isso dizemos que a dívida é eterna, a menos que o povo decida fazer algo para interromper esta sangria que empobrece e esmaga.
.FONTE: ABC da Dívida. Sabe quanto você está pagando? Rede Jubileu Sul/Brasil, pp. 7-8
2 comentários:
É triste, é a dívida eterna indiscutivelmente. Então que discutamos essa dívida, essa exploração!
Sim, e não só discutamos. Que saiamos às ruas, em protesto. São milhões de crianças cheirando cola, no tráfico, escolas públicas sem condições, lugares sem saneamento básico, hospitais sem medicamentos, médicos, professores e tantos outros ganhando salários medíocres.
E ESSE GOVERNO F.D.P. MANDANDO O DINHEIRO DO NOSSO TRABALHO, DO NOSSO SUOR, PRA SUSTENTAR O ESTADO DO BEM ESTAR SOCIAL DO PRIMEIRO MUNDO!!!!
Se esse país fosse decente o Lula já estaria preso por estelionato.
Postar um comentário