Creio que não existe nada de mais belo, de mais profundo, de mais simpático, de mais viril e de mais perfeito do que o Cristo; e eu digo a mim mesmo, com um amor cioso, que não existe e não pode existir. Mais do que isto: se alguém me provar que o Cristo está fora da verdade e que esta não se acha n'Ele, prefiro ficar com o Cristo a ficar com a verdade. (Dostoievski)

FAÇA COMO EU: VISITE O BLOG DELES, E SIGA-OS TAMBÉM! :)

2 de abr. de 2009

dostoiévski e o cristo

Fiódor Dostoiévski e Jesus Cristo

Em carta, escreve Fiódor Dostoiévski: “Se me provarem que a verdade não está em Cristo, prefiro ficar com Cristo e deixar a verdade”.

Pois é. É com um cristão desses que eu gostaria de travar uma boa discussão, e não com esses por aí, que repetem a mesma ladainha de sempre, enchendo os meus pobres ouvidos com uma pseudo-religiosidade repugnante. Outro dia, conversava com um cristão. Argumentava sobre a complexidade da escritura da bíblia, escrita por diversas mãos e por diversos séculos. O cara retruca, nervoso, dizendo que a bíblia havia sido escrita pelos 10 apóstolos (sim, ele errou o número!) e por Jesus. Se você quer converter-me, por favor, não me mostre seu quase absoluto desconhecimento em relação à sua própria religião. Se quer ao menos não parecer ridículo, estude a história, a ideologia de sua religião ou de sua fé, porque eu já o fiz o suficiente para desconsiderar a existência de Deus. Portanto, frases como “Jesus te ama”, “Deus é fiel”, “Deus tem um plano para a sua vida” (construções aleatórias para legitimar uma crença, que foi imposta ao mundo sobretudo ocidental) apenas me fazem rir.

 

Texto de Márcio, publicado em seu Blog.

 

9 comentários:

Fulvio Ribeiro disse...

Olá gostei meuito desse espaço.
voltarei outras vezes...
Também gosto bastante de Dostoiévski pois vejo nele uma sinceridade que falta em nossos dias...Parabéns.

Abraço.

Pr. Marcos Serafim disse...

Cara Mayalu; Graça e paz!

Suas escritas são sempre bem coerentes...

Gsotei do seu blog, por isso estou a seguí-lo.
a biblia é sem duvida um livro fascinante que compreende várias materias , em várias épocas , com varios costumes, com varios povos , varios escritores que pensavam de forma diferente , de cultura educacional diferente como no caso de Paulo, e por ai vai...

Deus, em Cristo te abençoe
Abcs Marcos

Maya Felix disse...

Olá, Fúlvio,

É um prazer ler seu comentário. Obrigada por visitar este blog, por comentar e por vir outras vezes.

É comum vermos afirmações de que a religião é coisa para pessoas de pensamento raso, mas Dostoiévski, um dos maiores escritores do mundo, dono de uma obra complexa e riquíssima, converteu-se e se tornou um cristão apaixonado. Poucos estudiosos da literatura gostam de falar disso, ou de perceber como em sua obra (O Príncipe, por exemplo) o cristianismo se refletiu de maneira singular.

Um abraço,

Maya

:)

Maya Felix disse...

Pastor Marcos,

Obrigada por sua postagem, e é uma honra que você siga meu blog. Seu comentário está certo, a Bíblia é um livro rico em sentidos. É preciso que o povo de Deus a conheça, é importante que ela seja lida, proclamada e vivida.

Um abraço, venha sempre!

Maya

:)

João Paulo Mendes disse...

Olá, Graça e Paz!!

Ótima postagem, como é bom ver que o cristianismo alcança homens e mulheres com os mais variados níveis de intelectualidade, Dostoiévski tinha uma mentre brilhante tanto que lhe rendeu o ato mais inteligente que o homem pode tormar: entregar-se a Cristo.
Como Dostoiévski vemos várias outros grandes homens na história que eram cristãos, o problema, como você disse, é que omitem esta informação. Conhece algo sobre o filófo Montesquieu? Em sua célebre obra "O Espírito das Leis" ele se mostra crer em Deus, fala sobre o criacionismo, sobre a soberania de Deus e a obtusidade das convicções de um ateu, logo na introdução.

Abraço,

JP

Maya Felix disse...

Prezado João Paulo,

Obrigada por sua postagem! Me incomoda a pecha de pouco inteligentes que os cristãos vêm ganhando ultimamente. Porque não somos darwinistas, somos menos inteligentes. Porque somos contra o aborto, idem. Porque cremos em Cristo como Salvador, ibidem. É como se nossos opositores fossem donos de toda a inteligência, e isso porque não são cristãos.

Um abraço, volte sempre. Quanto a Montesquieu, obrigada pela dica.

Maya

fabiobarros disse...

Sou Cristão e leitor de Dostoiévski, que para mim foi o maior escritor do século 19. Parece que esse fragmento foi retirado de modo aleatório de algum lugar, pois se tivesse colocado o fragmento inteiro iria ser mais claro quanto a ideia que o escritor queria transmitir e que foi diluída ao longo de suas obras de maturidade. Assim, Dostoievski, como crítico de cultura, observava a fragmentação do cristianismo de sua época o qual perdia sua essência. Por isso, este fragmento demonstra a busca do autor pelo cristianismo primitivo, ou seja, aquele que tem em Cristo a figura central da fé e consequentemente o exemplo a ser seguido pelo homem, tal qual fez Tolstoi de modo mais drástico. Hoje também, infelizmente, observamos postura semelhante a da época de Dostoiévski. Muitas pessoas estão seguindo seus pastores e padres, mesmo quando falam algo contrário ao evangelho, que, aliás, não foi escrito por Jesus. Fico triste com tamanha ignorância que as pessoas têm em relação ao texto bíblico, em plena era da informação, a qual o acesso à informação dá-se de maneira fácil e acessível a todos.

Maya Felix disse...

Olá, Fábio,

Esta texto de Dostoiévski foi retirado de uma carta que ele escreveu a Mme. Fonzivina, uma amiga. :)

Obrigada por seu comentário!

Maya

Unknown disse...

Fala-se "deus" amorosamente e com sinceridade ou com uma facilidade que esvazia, que soa no minimo inconsequente (para não dizer leviana, "em vão"). Entretanto, seja lá o que for Deus, isto está fora da mente humana, como nós imediata e cotidianamente vemos a mente; se Deus existe ele não pode ser modificado nem alterado por crença ou descrença. Daí por exemplo, os santos e iluminados tradicionais só encontrarem esta Realidade através da ascese interior/espiritual. Cristo disse que ninguém vai ao Pai (Deus) senão através dele (ou seja: Deus é impossível, mas Cristo está dizendo que ele pode dar um jeito). São João confirma a informação do Judaísmo: "ninguém jamais viu a Deus". Ao fim fico com Dostoiévski. Não sei o que é Deus mas sinto a bondade de Cristo (mesmo em meio à miséria dos homens e às dificuldades do meu próprio viver). Mas não há como ir além sem a ascese interior/espiritual - a qual implica um itinerário com relatórios verdadeiros, fidedignos (por exemplo, "Itinerarium mentis Deum" de São Boaventura, "Tratado do Amor a Deus" de Jan Ruysbroeck, "Castelo interior ou Moradas" de Santa Teresa de Ávila, "Sermões" de Meister Eckhart, os poesia mística de São João da Cruz, etc.). Nesse caso, essa estrutura da ascese interior/espiritual - não apenas da santidade cristã tradicional, mas presente em outras tradições espirituais - implica um conhecimento e uma sabedoria específicos. Questionado sobre as diferentes teologias, S. Boaventura respondeu que: "só se pode falar daquilo que se experimenta". Me parece ser esta a nossa dificuldade atual, onde os cursos de teologia formam intelectuais e eruditos mas não têm como dar a formação que forneça a contrapartida da coisa. Temos as explicações - as quais podem ser contestadas, rebatidas ou simplesmente deixadas de lado, por não nos interessar no momento - mas em muitos casos elas não são suficientes para remover nossas dúvidas e nos posicionarmos melhor (até porque temos a vida, onde as coisas estão difíceis para muitos). Não sou contra os seguimentos devocionais porém em algumas crenças populares há muitos elementos de mera convicção, sem objetividade nem efetividade nenhuma, há também informações inverídicas assimiladas pela população simples. Nas igrejas e também nas comunidades de outras confissões há o joio e há o trigo. Nas religiões em geral há êxito mas também fracassos; luz mas também desvios (e nos desvios há desordens). Colega, essa coisa de "Deus" dá trabalho... Descobrir a Deus não é meramente participar de alguma confissão - isso é válido porque vc tem alguma transmissão - é também descobrir a si próprio...

"Deus dissolveu minha mente
minha separação.

Não posso descrever
minha intimidade com Ele.

Quão dependente é a vida do corpo
de água, comida e ar...


Eu disse a Deus:
“-Eu sempre serei … a menos que Tu deixes de ser!”'


E o meu Amado me respondeu:
“-E eu cessaria de ser se tu morresses...”
Santa Teresa de Ávila (Eu cessaria de ser).

Marcadores

Comportamento (719) Mídia (678) Web (660) Imagem (642) Brasil (610) Política (501) Reflexão (465) Fotografia (414) Definições (366) Ninguém Merece (362) Polêmica (346) Humor (343) link (324) Literatura (289) Cristianismo (283) Maya (283) Sublime (281) Internacional (276) Blog (253) Religião (214) Estupidez (213) Português (213) Sociedade (197) Arte (196) La vérité est ailleurs (191) Mundo Gospel (181) Pseudodemocracia (177) Língua (176) Imbecilidade (175) Artigo (172) Cotidiano (165) Educação (159) Universidade (157) Opinião (154) Poesia (146) Vídeo (144) Crime (136) Maranhão (124) Livro (123) Vida (121) Ideologia (117) Serviço (117) Ex-piritual (114) Cultura (108) Confessionário (104) Capitalismo (103) (in)Utilidade pública (101) Frases (100) Música (96) História (93) Crianças (88) Amor (84) Lingüística (82) Nojento (82) Justiça (80) Mulher (77) Blábláblá (73) Contentamento (73) Ciência (72) Memória (71) Francês (68) Terça parte (68) Izquerda (66) Eventos (63) Inglês (61) Reportagem (55) Prosa (54) Calendário (51) Geléia Geral (51) Idéias (51) Letras (51) Palavra (50) Leitura (49) Lugares (46) Orkut (46) BsB (44) Pessoas (43) Filosofia (42) Amizade (37) Aula (37) Homens (36) Ecologia (35) Espanhol (35) Cinema (33) Quarta internacional (32) Mudernidade (31) Gospel (30) Semiótica e Semiologia (30) Uema (30) Censura (29) Dies Dominicus (27) Miséria (27) Metalinguagem (26) TV (26) Quadrinhos (25) Sexo (25) Silêncio (24) Tradução (24) Cesta Santa (23) Gente (22) Saúde (22) Viagens (22) Nossa Linda Juventude (21) Saudade (21) Psicologia (18) Superação (18) Palestra (17) Crônica (16) Gracinha (15) Bizarro (14) Casamento (14) Psicanálise (13) Santa Casa de Misericórdia Franciscana (13) Carta (12) Italiano (12) Micos (12) Socialismo (11) Comunismo (10) Maternidade (10) Lêndias da Internet (9) Mimesis (9) Receita (9) Q.I. (8) Retrô (8) Teatro (7) Dããã... (6) Flamengo (6) Internacional Memória (6) Alemão (5) Latim (5) Líbano (5) Tecnologia (5) Caninos (4) Chocolate (4) Eqüinos (3) Reaça (3) Solidão (3) TPM (2) Pregui (1)

Arquivo