Creio que não existe nada de mais belo, de mais profundo, de mais simpático, de mais viril e de mais perfeito do que o Cristo; e eu digo a mim mesmo, com um amor cioso, que não existe e não pode existir. Mais do que isto: se alguém me provar que o Cristo está fora da verdade e que esta não se acha n'Ele, prefiro ficar com o Cristo a ficar com a verdade. (Dostoievski)

FAÇA COMO EU: VISITE O BLOG DELES, E SIGA-OS TAMBÉM! :)

7 de jul. de 2008

buenas!

René Magritte

Não é o medo da loucura que nos forçará a largar a bandeira da imaginação.
André Breton
.
Cá estou, novamente, ao fim de mais um domingo... Vi de novo O Advogado do Diabo, com interpretação magistral de Al Pacino. Há filmes que eu não me canso de ver. Este é um deles. Não é um comportamento estranho, visto que quando alguém gosta de uma música costuma escutá-la muitas vezes. Sei que é incomum alguém ler um filme e depois repetir a dose. O melhor mesmo é ver sempre coisas novas, inéditas. Mas acho que esse período de re-ler é fundamental, pois nunca se faz a mesma leitura. Re-leio livros, músicas, filmes, HQs, textos científicos... No caso dos filmes, será o elemento visual que extrapola, cansa, exagera e basta em uma leitura? O acúmulo das imagens? Boas lembranças da disciplina de Leitura de Textos Visuais, do curso de Semiótica da Lúcia Teixeira. O melhor é que agora eu penso sempre nesses princípios. Talvez o que ocorra na leitura desses textos sincréticos, como os filmes de cinema, seja a produção de um estado disfórico, no leitor, a cada re-leitura, o que levaria também a uma debreagem. Mas isso é achismo, são ilações.

Mudando de assunto, hoje descobri um Blog muito interessante, do Alexandre Soares Silva; o link é http://www.apostos.com/soaressilva/. O cara escreve bem e é engraçado. Particularmente, ri bem de algumas tiradas sobre sexo e castidade: http://www.apostos.com/soaressilva/2005/02/sexo_e_castidade.html.

No mais, preciso dizer que postar é um prazer, mas eu me dou conta de que não é fácil. Quando faço colagens, nesse processo de bricolage (olha a Semiótica aí, gente!), sempre acho que deveria escrever algo meu; por outro lado, não tenho como escrever algo diariamente.

Ontem mesmo, às 4h da manhã, me veio uma história engraçadíssima com dois personagens que eu criei em uma crônica, a Marisa e o Eduardo. A Marisa é uma mulher moderna, mas está longe de ser uma Rê Bordosa: é tradicional em alguns aspectos, mas muito engraçada, sempre, do tipo que ri da má sorte e da boa sorte. O Eduardo é uma espécie de Alberto Roberto, sempre admirando a si mesmo, sempre pavoneando aqui e ali. A Marisa tenta provar que está muito bem e realizada e o Eduardo quer mostrar -- na verdade, ele quer mostrar isso mais para si mesmo, no fim das contas -- que ela é louca por ele. Enfim. Mas ontem eu achei a definição do Eduardo, num jogo polifônico depois do qual não posso definir o sujeito: "... sexy, naquele pijaminha de flanela azul celeste, ele sabia como sua voz masculina perturbava Marisa. Ela o fitava, os cabelos longos desgrenhados, os olhinhos semi-abertos vermelhos, aquela camiseta da velha Universidade de Monteagudo... Como pudera ignorá-la por tanto tempo? Por trás daquela indiferença havia uma mulher ardente, louca por ele, obsessiva, apaixonada, carente, pronta a queimar em seus braços. Pronta a lhe fazer filhos e filhas."

Escrevi bem mais, mas aí é que está, preciso trabalhar no texto. Isso leva tempo quando não temos tempo. Então também vou colando outras notícias, curiosidades, imagens... Esse texto aí de cima é um pedacinho de mais de quatro páginas manuscritas, certamente ainda vai ser muito alterado antes de eu postar aqui. E enquanto isso não acontece vou colando, colando...

Então, acho que esses textos não-meus acabam por compor um discurso construído em que, no final das contas, a voz é minha, sim: é que é uma voz polifônica. E as músicas também, tenho ouvido coisas muito boas, e o que me parece interessante vou colocando no canal Maya_musique. Sem preconceito de etnia, orientação sexual ou religião. Digo isso porque imagino o que não pensam algumas pessoas que vêm por aqui e ouvem Fernanda Brum, ou Kleber Lucas... Me parece não-chic, não-moderno e não-antenado, mas sobretudo não-intelectual ouvir música gospel brasileira, principalmente se os cantores forem pentecostais -- pentecostalismo, dizem meus amigos crentes de boa linhagem conservadora, é o fino do brega. Mas, como eu disse, por aqui vamos ouvindo de tudo, de Baden Powell a Kleber Lucas, de Cassiane a Elis Regina, de Chico Buarque a Asaph Borba, de Fernando Mendes a Vencedores por Cristo, de Zeca Baleiro a Ana Paula Valadão, de Renato Russo a Sóstenes Mendes.

No mais, acredito que os significados que eu atribuo ou tento construir ficam no "entre", pois não há texto sem leitor, toda leitura é um apanhado das leituras já existentes para aquele que conhece o objeto. Esses significados, passados em revista durante a leitura, se unem num hipertexto e fazem com que o sentido dado pelo leitor exista. Por isso não sei se acredito na imanência; minha tendência é pensar que cada um que lê o que está aqui constrói sua leitura culturalmente mas também subjetivamente, sem que possamos falar de um sentido "real", aplicado diretamente à "realidade exterior" e objetivo.

Tudo isso para dizer que este Blog tem a minha leitura, eu construo o texto imaginando quem o lerá. Mas, como eu não sei quem de fato o lê, e muito menos como processa as informações aqui contidas, este Blog é mesmo de quem o acessa, não é meu.

Pra terminar, vou postar fotos do encrramento da disciplina Leitura de Textos Visuais (Semiótica) da pós-graduação em Letras da UFF (foi na tarde do dia 03/07/2008, quinta-feira passada), com a Professora Lúcia Teixeira e alguns de meus colegas. Também fiz umas fotos numa madrugada fria dessas que eu acordei morrendo de fome, pesquei uns morangos na geladeira e fui comer na cama.
.
Meus colegas, a professora Lúcia de blusa vermelha e eu, à direita.
.
A professora Lúcia Teixeira, em momento muito natural.
.
Colegas de turma e eu. Rodrigo, Daniele, Fábio, Mônica, Patrícia.
.

morangos

amorongs

rangosom

songarmo

Nenhum comentário:

Marcadores

Comportamento (719) Mídia (678) Web (660) Imagem (642) Brasil (610) Política (501) Reflexão (465) Fotografia (414) Definições (366) Ninguém Merece (362) Polêmica (346) Humor (343) link (324) Literatura (289) Cristianismo (283) Maya (283) Sublime (281) Internacional (276) Blog (253) Religião (214) Estupidez (213) Português (213) Sociedade (197) Arte (196) La vérité est ailleurs (191) Mundo Gospel (181) Pseudodemocracia (177) Língua (176) Imbecilidade (175) Artigo (172) Cotidiano (165) Educação (159) Universidade (157) Opinião (154) Poesia (146) Vídeo (144) Crime (136) Maranhão (124) Livro (123) Vida (121) Ideologia (117) Serviço (117) Ex-piritual (114) Cultura (108) Confessionário (104) Capitalismo (103) (in)Utilidade pública (101) Frases (100) Música (96) História (93) Crianças (88) Amor (84) Lingüística (82) Nojento (82) Justiça (80) Mulher (77) Blábláblá (73) Contentamento (73) Ciência (72) Memória (71) Francês (68) Terça parte (68) Izquerda (66) Eventos (63) Inglês (61) Reportagem (55) Prosa (54) Calendário (51) Geléia Geral (51) Idéias (51) Letras (51) Palavra (50) Leitura (49) Lugares (46) Orkut (46) BsB (44) Pessoas (43) Filosofia (42) Amizade (37) Aula (37) Homens (36) Ecologia (35) Espanhol (35) Cinema (33) Quarta internacional (32) Mudernidade (31) Gospel (30) Semiótica e Semiologia (30) Uema (30) Censura (29) Dies Dominicus (27) Miséria (27) Metalinguagem (26) TV (26) Quadrinhos (25) Sexo (25) Silêncio (24) Tradução (24) Cesta Santa (23) Gente (22) Saúde (22) Viagens (22) Nossa Linda Juventude (21) Saudade (21) Psicologia (18) Superação (18) Palestra (17) Crônica (16) Gracinha (15) Bizarro (14) Casamento (14) Psicanálise (13) Santa Casa de Misericórdia Franciscana (13) Carta (12) Italiano (12) Micos (12) Socialismo (11) Comunismo (10) Maternidade (10) Lêndias da Internet (9) Mimesis (9) Receita (9) Q.I. (8) Retrô (8) Teatro (7) Dããã... (6) Flamengo (6) Internacional Memória (6) Alemão (5) Latim (5) Líbano (5) Tecnologia (5) Caninos (4) Chocolate (4) Eqüinos (3) Reaça (3) Solidão (3) TPM (2) Pregui (1)

Arquivo