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A decisão não obriga os veículos de imprensa e correlatos a suspenderem os anúncios, mas as decisões do Conar, historicamente, sempre são acatadas. Caso alguma emissora, jornal ou revista descumpra ou demore excessivamente para cumprir a decisão, a atitude do Conar é apenas veicular publicamente o nome da entidade.
De acordo com a ação apresentada por entidades governamentais e não-governamentais, a Petrobras "afirma recorrentemente em suas campanhas e anúncios publicitários seu compromisso com a qualidade ambiental, com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social". Entretanto, para essas empresas, essa postura "não condiz com os esforços para uma atuação social e ambientalmente correta", uma vez que o óleo diesel produzido pela estatal possui níveis de enxofre muito altos.
Resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) determina que, a partir de 1º de janeiro de 2009, o diesel comercializado no Brasil contenha, no máximo, 50 partes por milhão de enxofre (ppm S). A proporção hoje é de 500 ppm S nas regiões metropolitanas e de 2000 ppm S no interior.
Em sua defesa, os representantes da Petrobras argumentaram que a resolução do Conama não determina a diminuição da quantidade de enxofre no diesel comercializado no país e que o produto "não é o único responsável pela poluição veicular".
"Dessa forma, todas as peças publicitárias da Petrobras reafirmam seu compromisso com o respeito ao consumidor e com os valores de responsabilidade social e ambiental expressos na missão da companhia', afirma o comunicado.
Conar suspende duas campanhas publicitárias da Petrobras
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O Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) recomendou nesta quinta-feira a suspensão da veiculação de duas campanhas da Petrobras por divulgarem a "idéia falsa de que a estatal tem contribuído para a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentável do país".
A decisão não obriga os veículos de imprensa e correlatos a suspenderem os anúncios, mas as decisões do Conar, historicamente, sempre são acatadas. Caso alguma emissora, jornal ou revista descumpra ou demore excessivamente para cumprir a decisão, a atitude do Conar é apenas veicular publicamente o nome da entidade.
De acordo com a ação apresentada por entidades governamentais e não-governamentais, a Petrobras "afirma recorrentemente em suas campanhas e anúncios publicitários seu compromisso com a qualidade ambiental, com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social". Entretanto, para essas empresas, essa postura "não condiz com os esforços para uma atuação social e ambientalmente correta", uma vez que o óleo diesel produzido pela estatal possui níveis de enxofre muito altos.
Resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) determina que, a partir de 1º de janeiro de 2009, o diesel comercializado no Brasil contenha, no máximo, 50 partes por milhão de enxofre (ppm S). A proporção hoje é de 500 ppm S nas regiões metropolitanas e de 2000 ppm S no interior.
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A substância, altamente cancerígena, é responsável pela morte de 3 mil pessoas por ano somente na capital paulista.
Em sua defesa, os representantes da Petrobras argumentaram que a resolução do Conama não determina a diminuição da quantidade de enxofre no diesel comercializado no país e que o produto "não é o único responsável pela poluição veicular".
A decisão de hoje acata pedido de entidades governamentais e não-governamentais, como as secretarias estaduais de meio ambiente de São Paulo e Minas Gerais, do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo, o Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o Greenpeace, o Movimento Nossa São Paulo e a SOS Mata Atlântica, entre outros.
Procurada pela Folha Online, a Petrobras afirmou que ainda não havia sido notificada oficialmente. No entanto, a estatal adiantou que vai recorrer.
A Petrobras afirmou ainda que tem o compromisso de disponibilizar o diesel 50 ppm em janeiro de 2009. "Esse combustível será utilizado nos veículos pesados a diesel, que adotarão uma nova tecnologia, para se adequarem às exigências da fase P-6 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores", instituído pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
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A petrolífera também disse que o "planejamento estratégico da companhia estabelece que os investimentos em qualidade dos combustíveis serão de cerca de US$ 8,5 bilhões até 2012". A empresa informou que os objetivos são "atender a mudanças nas especificações e garantir a competitividade dos produtos oferecidos pela companhia.
A petrolífera também disse que o "planejamento estratégico da companhia estabelece que os investimentos em qualidade dos combustíveis serão de cerca de US$ 8,5 bilhões até 2012". A empresa informou que os objetivos são "atender a mudanças nas especificações e garantir a competitividade dos produtos oferecidos pela companhia.
Entre as ações decorrentes desses investimentos, segundo a Petrobras, uma das mais significativas é a implantação de unidades de hidrotratamento em nove refinarias, para reduzir o teor de enxofre do diesel.
"Dessa forma, todas as peças publicitárias da Petrobras reafirmam seu compromisso com o respeito ao consumidor e com os valores de responsabilidade social e ambiental expressos na missão da companhia', afirma o comunicado.
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Os grifos em negrito são nossos.
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