Creio que não existe nada de mais belo, de mais profundo, de mais simpático, de mais viril e de mais perfeito do que o Cristo; e eu digo a mim mesmo, com um amor cioso, que não existe e não pode existir. Mais do que isto: se alguém me provar que o Cristo está fora da verdade e que esta não se acha n'Ele, prefiro ficar com o Cristo a ficar com a verdade. (Dostoievski)

FAÇA COMO EU: VISITE O BLOG DELES, E SIGA-OS TAMBÉM! :)

29 de jun. de 2008

Letras em Juiz de Fora - MG

Comissão Editorial da Revista Ipotesi:
Estudos Literários
.
IPOTESI - Revista de Estudos Literários do PPG letras da UFJF
.
CHAMADO para o volume 12, n. 2, jul / dez 2008
.
TEMA: Um olhar crítico sobre a poesia brasileira contemporânea
.
EMENTA: Busca-se criar um dossiê crítico-teórico acerca dos diversos caminhos trilhados pelos poetas brasileiros a partir da segunda metade do século XX, sob a coordenação dos Professores Fernando Fábio Fiorese Furtado e Edmilson de Almeida Pereira. Serão acolhidos artigos, dediferentes tendências críticas, que abordem obras individuais e/ou movimentos estéticos que, à sua maneira, têm contribuído para desenhar os contornos da poesia brasileira contemporânea. Os artigos deverão serapresentados de acordo com as normas de publicação da Revista (em anexo a seguir).
.
Prazo para a apresentação dos trabalhos: 15 de outubro de 2008.
.
Normas para apresentação de trabalhos na revista
.
IMPORTANTE: Informamos aos autores colaboradores que não serão considerados para avaliação os trabalhos que não estejam dentro das normas estipuladas.
.
1 - A Revista Ipotesi- Estudos Literários (Qualis A) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFJF, cujo objetivo é divulgar produções científicas de pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras dentro de sua área de abrangência específica. São aceitos para publicação artigos, entrevistas e resenhas. O material enviado é apreciado por um Conselho Consultivo, que seleciona os textos parapublicação;
.
2 - Os artigos deverão ter no mínimo 8 e no máximo 15 páginas e as resenhas no máximo 03 páginas, respeitando-se a seguinte configuração, em papel A4: 1,27cm de margem para parágrafo, com margens esquerda e superior de 3,0cm e direita e inferior de 2,0cm., sem numeração de páginas;
.
3 - Serão aceitos artigos em português, inglês, francês, espanhol e italiano, se língua materna. Os trabalhos de pós-graduandos só serão aceitos se apresentados em co-autoria com o Prof. Orientador;
.
4 - Os artigos, resenhas ou entrevistas podem ser enviados ao e-mail da revista, em programa Word for Windows 6.0 ou compatível, com identificação contendo o nome do proponente e o título do trabalho, seguidos de uma cópia impressa e outra em disquete 3½ ou CD-Rom, pelo correio;
.
5 - Deve anteceder aos artigos, entrevistas ou resenhas, que serão enviados pelo correio, uma folha de rosto, contendo: título do trabalho; nome do autor e titulação; função e/ou cargo; unidade e departamento (cidade, estado e país); currículo do autor (de 06 linhas, no máximo incluindo referência às suas últimas publicações); bem como seus endereços eletrônico e residencial e telefones para contato;
.
6 - Os textos deverão ser enviados para: revista.ipotesi@ufjf.edu.br e Revista Ipotesi - Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Letras, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras, Campus Universitário, Martelos, Juiz de Fora - MG, CEP 36036-3307. O Conselho Consultivo, ao qual serão submetidos os textos, poderá sugerir ao autor modificações de estrutura ou conteúdo. Serão devolvidos para correção os trabalhos para as modificaçôes. Nenhuma modificação do conteúdo ou estilo será feita sem o prévio consentimento do autor. É do autor a inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado;
.
8 - Os originais, mesmo quando não publicados, não serão devolvidos. Cada artigo publicado dá ao autor o direito de receber três (03) exemplares da revista; no caso de mais de um autor, serão enviados dois (02) exemplares a cada autor;
.
9 - Os artigos deverão ter a seguinte estrutura:
.
9.1 - Elementos pré-textuais:
a) Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito. Fonte: Times New Roman, corpo 12, somente primeira letra em maiúscula em ambos.
b) O nome do autor: duas linhas abaixo do título, alinhado à direita, em maiúsculas somente as iniciais dos nomes.
c) Resumo: três linhas abaixo do nome do autor; em português, independente da língua em que o texto tiver sido escrito. Colocar a palavra RESUMO em caixa alta, seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único,espaço simples, justificado, de no máximo 5 linhas, dando preferência aouso de terceira pessoa do singular e voz ativa. Expressar na primeira frase o assunto tratado. Fonte: Times New Roman, corpo 10, para todo o resumo.
d) Palavras-chave: em número de 03 a 05, duas linhas abaixo do resumo, em português, independente da língua em que o texto tiver sido escrito. Colocar o termo "Palavras-chave", em caixa baixa, primeira letra em maiúscula. Fonte: Times New Roman, corpo 10. Cada palavra-chave com primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa, separada das demais por ponto e vírgula.
.
9.2 - Elementos textuais:
a) Fonte: Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado ao longo de todo o texto.
b) Espaçamento: simples entre linhas e parágrafos, duplo entre partes do texto (tabelas, ilustrações, citações em destaque, etc,).
c) Citações: no corpo do texto, serão de até 05 linhas, entre aspas duplas. Fonte: Times New Roman, corpo 12. Maiores do que 05 linhas, fora do corpo do texto. Fonte: Times New Roman corpo 10, em espaço simples, comrecuo de 2,5cm à esquerda. As referências bibliográficas deverão ser indicadas entre parênteses, com as seguintes informações: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, data da publicação, abreviatura de página e o número desta. Exemplo: (COSTA, 2003, p. 1-10). Evitar a utilização de idem ou ibidem.
d) Notas explicativas: se necessárias, devem ser colocadas depois do término do artigo (logo após o Abstract e as Keywords) e antes das referências numeradas seqüencialmente, sobrescritas, com algarismos arábicos, no decorrer do texto. Fonte: Times New Roman, corpo 12. A segunda linha da mesma nota deve ser alinhada abaixo da primeira letra da primeira palavra da nota, de forma a destacar o expoente. Alinhamento justificado, sem espaçamento entre notas, espaço simples dentro da nota.
e) Títulos e subtítulos das seções: em numeração arábica, sem recuo deparágrafo, em negrito, com maiúscula somente para a primeira palavra daseção. Usar o sistema "número seguido de ponto final". Exemplo: 1. A construção dos sentidos. Não numerar Introdução, Conclusão, Referências e elementos pós-textuais.
f) Elementos ilustrativos: tabelas, figuras, fotos, etc., devem serinseridas no texto, logo após serem citadas, contendo a devida explicaçãona parte inferior da mesma, numeradas seqüencialmente.
.
9.3 - Elementos pós-textuais:
a) Colocados logo após o término do artigo.
b) Abstract: colocar a palavra "ABSTRACT" em caixa alta, seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, de no máximo 5 linhas. Fonte: Times New Roman, corpo 10, para todo o abstract.
c) Keywords: em número de 03 a 05, em inglês, independente da língua em que o texto tiver sido escrito. Colocar o termo "Keywords", em caixa baixa, primeira letra em maiúscula. Fonte: Times New Roman, corpo 10. Cada keyword com a primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa, separada das demais por ponto e vírgula.
d) Referências: seguir normas da ABNT em uso (NRB-6023 da ABNT), espaçamento 1,5, alinhamento justificado, sem espaçamento entre as referências (vide exemplos a seguir).
d) Data: incluir a data de envio do artigo para publicação.
.
EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS
.
- Artigo de periódico: ANTELO, Raul. A Aporia da leitura. Revista Ipotesi, Juiz de Fora, v. 7, n.1, p. 31-45, jan./jun. 2003.
.
- Livros e folhetos: HARBONE, J.B. Introduction to ecological biochemistry. 3.ed. London: Academic Press, 1988. 382p.
.
- Capítulos de livros: KUITERS, A.T.; VAN BECKHOVEN, K.; ERNST, W. H. O. Chemical influences oftree litters on herbaceous vegetation. In.: FANTA, A. (Ed.). Forest dynamics research in Western and Central Europe. Washington: Pudoc, 1986.p.140-170.
.
- Monografias, dissertações e teses:
ROQUE, R. M. Manejo de virola surinamensis no estuário amazônico. 1998. 75f. Monografia (Especialização em Ciências Ambientais) - Instituto deBiologia, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 1998.PAIVA, S.R. Aspectos da biologia celular e molecular de espécies de Plumbaginácea. 1999. 120f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1999. BRITO, E. O produto de chapas de partículas de madeira a partir de maravilhas de Pinus elliottii. Var. Elliottii plantado no sul do Brasil. 1995. 120f. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 1995. Congresso, Conferências, Encontros e outros eventos: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORESTAS TROPICAIS, 1., 1985, Belém. Anais... Belém: Livros Técnicos, 1985. 320p. Citação de citação: MARINHO, Pedro. A pesquisa em ciências humanas. Petrópolis: Vozes, 1980 apud MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnica de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982. Documentos eletrônicos: BELLATO, M.A.; FONTANA, D.C. El nino e a agricultura da região Sul do Brasil. Disponível em:<http://www.mac.usp.br/nino2.> Acesso em: 6 abr.2001.CD-ROM: KOOGAN, A.; HOUASSIS, A (Ed.) Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikman. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5CD-ROM. Produzida por Videolar Multimídia.

Nenhum comentário:

Marcadores

Comportamento (719) Mídia (678) Web (660) Imagem (642) Brasil (610) Política (501) Reflexão (465) Fotografia (414) Definições (366) Ninguém Merece (362) Polêmica (346) Humor (343) link (324) Literatura (289) Cristianismo (283) Maya (283) Sublime (281) Internacional (276) Blog (253) Religião (214) Estupidez (213) Português (213) Sociedade (197) Arte (196) La vérité est ailleurs (191) Mundo Gospel (181) Pseudodemocracia (177) Língua (176) Imbecilidade (175) Artigo (172) Cotidiano (165) Educação (159) Universidade (157) Opinião (154) Poesia (146) Vídeo (144) Crime (136) Maranhão (124) Livro (123) Vida (121) Ideologia (117) Serviço (117) Ex-piritual (114) Cultura (108) Confessionário (104) Capitalismo (103) (in)Utilidade pública (101) Frases (100) Música (96) História (93) Crianças (88) Amor (84) Lingüística (82) Nojento (82) Justiça (80) Mulher (77) Blábláblá (73) Contentamento (73) Ciência (72) Memória (71) Francês (68) Terça parte (68) Izquerda (66) Eventos (63) Inglês (61) Reportagem (55) Prosa (54) Calendário (51) Geléia Geral (51) Idéias (51) Letras (51) Palavra (50) Leitura (49) Lugares (46) Orkut (46) BsB (44) Pessoas (43) Filosofia (42) Amizade (37) Aula (37) Homens (36) Ecologia (35) Espanhol (35) Cinema (33) Quarta internacional (32) Mudernidade (31) Gospel (30) Semiótica e Semiologia (30) Uema (30) Censura (29) Dies Dominicus (27) Miséria (27) Metalinguagem (26) TV (26) Quadrinhos (25) Sexo (25) Silêncio (24) Tradução (24) Cesta Santa (23) Gente (22) Saúde (22) Viagens (22) Nossa Linda Juventude (21) Saudade (21) Psicologia (18) Superação (18) Palestra (17) Crônica (16) Gracinha (15) Bizarro (14) Casamento (14) Psicanálise (13) Santa Casa de Misericórdia Franciscana (13) Carta (12) Italiano (12) Micos (12) Socialismo (11) Comunismo (10) Maternidade (10) Lêndias da Internet (9) Mimesis (9) Receita (9) Q.I. (8) Retrô (8) Teatro (7) Dããã... (6) Flamengo (6) Internacional Memória (6) Alemão (5) Latim (5) Líbano (5) Tecnologia (5) Caninos (4) Chocolate (4) Eqüinos (3) Reaça (3) Solidão (3) TPM (2) Pregui (1)

Arquivo