Prezado Paulo Silvano,
.
Penso ainda em seu comentário, no qual percebo que você se ressente de minha aparente desistência em postar aqui temas relativos ao mundo evangélico.
.
Achei a questão importante, pois desde minha primeira postagem tenho me preocupado em relacionar textos aparentemente não-espirituais à realidade espiritual que vivo. Esta realidade é o que há de mais sublime em mim, e posso dizer que é não só a minha alegria como também o que move minha vida, o que me dá alento e me consola.
.
Não poderia deixar de pensar, tendo em vista sua observação, que Deus cerca e está presente em tudo o que vivo, pois Ele é antes que eu fosse, e as horas que passam, uma a uma, têm todas a marca de sua eternidade.
.
É este Deus o que tenho de mais precioso, aquele em quem coloco o meu coração, minha herança única e meu tesouro, minha esperança de vida, por quem vivo e por quem vale a pena viver.
.
Nos movimentos de meu braço, e nos passos sobre a calçada, quando respiro, e à noite, no que há de mais prosaico e nos momentos de contrição diante de sua majestade, em tudo eu o percebo, em todas as coisas vejo seu cuidado e atenção, sua amizade fraternal, seu carinho maternal, seu cuidado paternal, sua longanimidade e paciência divinas -- costumo dizer que Ele é tudo em si mesmo, é meu Deus mas é também minha mãe, é meu pai, é meu irmão, meu amigo, meu marido, meu filho. Mesmo que eu quisesse, se assim me fosse possível, ainda que tentasse dele me afastar, seria em vão.
.
Como diz o salmista, se vou à montanha mais alta, ou ao vale mais profundo, lá eu o encontro. Minha alma anseia por Ele, pois eu me dou conta de que não há nada que com Ele se pareça, Ele em sua perfeição tão exata. Não há ser humano que lhe seja semelhante, nem nada sobre este mundo que reflita sua beleza de modo fiel.
.
Toda a minha vida, certamente, existe por Ele, e para Ele. Junto a Ele encontro paz, confiança, a certeza de que nada dele me separará e de que Ele retifica todos os meus caminhos, e orienta meus pés, e dirige meus olhos. Ele vive em mim, é o meu amor, minha esperança, aquele a quem tributo toda a honra, e a glória, e a alegria dos meus dias que passam cada vez mais rapidamente, e a energia desta vida de vaidade e cansaço.
.
Se faço algo, imperfeito certamente, é para Ele. Se trabalho, se estudo, se acordo, se respiro, é para Ele. O perdão para meus erros vem dele, a confissão de minha imperfeição a Ele pertence.
.
Tenho me dedicado a postar sobre temas que fazem parte de um universo em que Ele é o centro, sim. Se reclamo da injustiça, é porque acredito que Ele é o Deus da Justiça, e que dos injustiçados, dos pobres, dos pequenos é o seu Reino. Se falo da beleza das coisas, e da natureza, e das pessoas, e da vida, e de tanto mais, é porque creio que em cada um há seu gênio criador, que todo o Universo Ele o fez de modo incomparável, e que deu ao ser humano seu fôlego de vida para que respirasse, cantasse, se alegrasse. Se me detenho na ciência, também o faço porque creio que sabedoria, inteligência e conhecimento dele vêm, e procuro fazer com excelência as tarefas que a mim me são confiadas. Sei que não sou nada em mim mesma, e seria pretensão e correr atrás do vento exaltar a mim, ou ao que quer que fora dos seus propósitos exista.
.
Tudo o que sou é, sim, por Ele. A alegria, a luta quotidiana, a crítica, a indignação, a análise, o estudo -- tudo -- procuro fazer e ser para Ele.
.
Que Ele me instrua, assim, caro Paulo Silvano, acerca de sua exortação fraternal, segundo sua santa vontade e seus caminhos.
.
Um abraço,
.
Mayalu
Nenhum comentário:
Postar um comentário