Massa polar muda bruscamente clima do Sudeste
e traz frio recorde para o Sul
Uma massa de ar polar vinda do sul do país mudou bruscamente o clima em São Paulo e no Rio de domingo (15) para hoje (16). Se desde o dia 4 deste mês as temperaturas registradas andavam mais elevadas, a nova frente fria jogou os números dos termômetros para baixo.
Em Itapeva, cidade do Vale do Ribeira, a temperatura mínima chegou a 4,6°C às 7 da manhã desta segunda-feira. Já na Capital paulista, os termômetros registraram 10°C às 9h da manhã, 2ºC abaixo da média de junho, que é de 12,4ºC, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O CGE alerta, porém, que os ventos dão uma sensação térmica de temperatura ainda mais baixa. No aeroporto de Congonhas, zona sul da Capital, por exemplo, a sensação térmica era de apenas 1,7°C.
.
.
À noite, o frio deve aumentar em São Paulo. A madrugada de amanhã deverá ser ainda mais fria que a de hoje, com os termômetros oscilando entre 7°C e 8°C. Conforme o CGE, não há, por enquanto, previsão de chuva para esta semana em São Paulo. Às 5h da manhã de hoje, os termômetros registraram 17°C na Região Metropolitana do Rio de Janeiro mas, por causa dos ventos, a sensação era de 10,7°C. Já no aeroporto Santos Dumont, as rajadas de vento chegaram a 50km/h na madrugada. A previsão é de chuvas durante todo o dia na Capital fluminense e a temperatura máxima não passa dos 19°C. Amanhã as chuvas diminuem e a previsão é de mais frio. A mínima prevista é de 13°C e a máxima não deve passar dos 18°C.
.
Frio recorde no Sul
Em Urubici, SC, os termômetros registraram -4,9°C às 5h da manhã, mas por causa dos ventos a sensação térmica era de -25°C. Florianópolis registrou o dia mais frio do ano e a mínima chegou à 4°C às 7h da manhã.
.
Em Curitiba foi o dia mais frio do ano. Os termômetros marcaram a temperatura recorde de -0.2°C contra os 2,5°C registrados no último dia 11 de junho. Porto Alegre registou temperatura mínima de 5°C, às 5h da manhã, mas os ventos também aumentaram a sensação de frio para 1,8°C.
.
Segundo Celso Oliveira, meteorologista da Somar, esse frio deve continuar até a próxima quarta-feira (18). Já na quinta (19) e na sexta-feira (20), as temperaturas sobem um pouco e o frio dá uma trégua, mas de apenas dois dias. No sábado, há previsão de uma nova frente fria e uma massa de ar polar que derrubam as temperaturas novamente.
.
Geadas no Paraná e Mato Grosso do Sul
Dados do Instituto Tecnológico Simepar indicam a formação de geadas em praticamente todo o Paraná, com exceção apenas da região entre a Serra do Mar e o Litoral. Em Cascavel, uma das cidades produtoras de milho safrinha do oeste do Estado, a temperatura caiu a 2,5 °C. De acordo com a assessoria de imprensa da Cooperativa Agroindustrial C.Vale de Palotina, as geadas foram de intensidade moderada, mas o prejuízo foi grande. "Ainda é cedo para estimar o percentual" - diz o assessor de imprensa da Cooperativa, Almir Trevisan.
.
O frio chegou também nas lavouras do sul de Mato Grosso do Sul. Em Amambai fez apenas 2°C e em Dourados 2,9°C. Em ambas as cidades foram registradas geadas, mas ainda não há informações sobre os possíveis danos causados à lavoura. Na Capital Campo Grande também foi registrado a temperatura mínima recorde do ano: apenas 6°C, bem inferior à média da temperatura mínima para a cidade, 15.3°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET.
.
O inverno começa oficialmente em todo o País na sexta-feira (20), às 20h59min.
.
***
.
FONTE: Portal UOL de notícias, em 16/06/2008, com informações da Agência Estado e do site Tempo Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário