No Brasil, há um médico para cada 563 habitantes, quase o dobro da proporção recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Para o economista Marcelo Neri, o problema é outro: a má distribuição dos médicos no território nacional. Para se ter uma idéia, 55% dos médicos no Brasil atuam em São Paulo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Mais:
- No Distrito Federal, a proporção de médicos por habitante chega a ser maior do que na Suíça: um para cada 231.
- O Maranhão [pois é, olha o Maranhão aí de novo, e com que notícia... Aliás, falando nisso, o Sarney foi eleito presidente do Senado/Congresso Nacional... Olha o Maranhão de novo aí, gente...] tem a menor proporção de médicos: um para cada 1.480.
- A cidade com a maior proporção de médicos é a fluminense Niterói: um para cada 94.
- A paranaense Colombo tem uma proporção parecida com a do Senegal: um para cada 18.535.
***
FONTE: Revista Veja
2 comentários:
A pergunta é: Onde nós vamos chegar?
A quantos anos já temos visto o povo sofrer por conta do atendimento prtecário de nosso sistema de saúde, até memso a o sistema particular age de má fé quando muitos que pagam seus planos precisam de algo que consta no contrato.
Se os governos não se levantam de forma eficaz certamente só podemos contar com a ajuda de Deus, mas as eleições existem para darmos um basta nisso ou não, vai depender da escolha que fizermos e do carater de muitos que muitas vezes tem capa de honestos mas na verdade são lobos inescrupulosos.
Deus abençoe!
Olá, Matias!
Seja bem -vindo! Concordo que vivemos em um país sem regras e sem lei. Este governo que aí está se jacta de ter feito "muito" pelo povo, mas o essencial não fez: saúde, educação e segurança continuam um lixo para a maioria dos brasileiros. O "muito " do governo do PT é um enorme curral eleitoral, sustentado à base de "bolsa qualquer coisa". Por isso é que na esquerdalha eu não voto nunca mais. Você tem razão: nas eleições, temos que mudar isso.
Venha sempre por aqui,
:)
Maya
Postar um comentário