Creio que não existe nada de mais belo, de mais profundo, de mais simpático, de mais viril e de mais perfeito do que o Cristo; e eu digo a mim mesmo, com um amor cioso, que não existe e não pode existir. Mais do que isto: se alguém me provar que o Cristo está fora da verdade e que esta não se acha n'Ele, prefiro ficar com o Cristo a ficar com a verdade. (Dostoievski)

FAÇA COMO EU: VISITE O BLOG DELES, E SIGA-OS TAMBÉM! :)

6 de jun. de 2008

Brasil, um país de tolos

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante evento em Brasília

(Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

Temporão anuncia que mudança de sexo terá cirurgia gratuita no SUS
Portaria está em fase final de ajustes e será publicada em breve. Anúncio foi feito durante 1ª Conferência GLBT do Brasil, em Brasília.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta quinta-feira (5) que até o fim do mês o ministério vai baixar uma portaria estabelecendo que cirurgias para mudança de sexo possam ser feitas gratuitamente em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo ele, o governo está fazendo os últimos ajustes na portaria, que entrará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da União (DOU) - o que ainda não tem data certa para acontecer.

"É uma demanda social que está na nossa agenda há mais de 20 anos. Vai ser mais um passo na consolidação desse caminho em que o Brasil é liderança mundial.

O ministro conversou com a imprensa ao chegar à 1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT), em Brasília.

Segundo Temporão, a intenção do governo é que, inicialmente, hospitais universitários do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais possam realizar o procedimento. O ministro explicou que, a partir da portaria, outros hospitais da rede pública poderão se credenciar para que o Ministério da Saúde possa verificar se eles estão aptos a fazer a cirurgia.

Sargento preso
O ministro da Saúde comentou, ainda, o caso do sargento do Exército Laci Marinho de Araújo, preso por deserção na madrugada da última quarta-feira (4), em São Paulo, após dar uma entrevista a uma rede de televisão. Para ele, "é inadmissível" se tiver havido qualquer postura homofóbica por parte do Exército.

"As informações são contraditórias. Há relatos de que poderia ser um caso relacionado á disciplina militar, mas, evidentemente, que, se há qualquer tipo de postura homofóbica, é inadmissível", ponderou Temporão.

A conferência é um marco na história do país. O evento ocorrerá até o dia 8 de junho, e contará com palestras sobre direitos humanos e políticas públicas, orientação sexual e identidade de gênero.

Ao final do encontro, políticas públicas discutidas serão consolidadas no Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

***

Reportagem de Mirella D'Elia e Gustavo Tourinho, do G1, em Brasília


***

Os grifos em negrito são nossos.

***

.O Governo esquizofrênico do Lula


O Brasil é um país de terceiro mundo. Não é pobre, mas a riqueza é mal distribuída. A concentração de renda é uma das mais elevadas do planeta. Os índices de corrupção são igualmente altos. Apesar da terrível carga de impostos - a maior do mundo - os serviços públicos são muito ruins. Escolas e universidades não recebem investimentos e professores ganham mal. Para se ter uma idéia, um juiz em início de carreira ganha em média R$ 15 mil reais. Um professor universitário da rede federal, no topo da carreira, costuma ganhar cerca de seis mil reais. Educação não é e nunca foi valorizada, a não ser em promessas de campanha.

Do mesmo modo, a saúde pública é uma das piores do mundo. Outro dia li que o Brasil tem uma arrecadação de impostos nos moldes europeus mas oferece serviços públicos comparáveis aos de países africanos. No Rio de Janeiro, este ano, morreram dezenas de pessoas - principalmente crianças - em decorrência da dengue. Outras doenças, facilmente tratáveis, também ocorrem em virtude de saneamento básico e urbanização deploráveis: cólera, verminoses, esquistossomose etc. Males decorrentes da desnutrição, como o escorbuto, também são comuns. Alcoolismo e outras dependências químicas têm níveis altíssimos de incidência, no Brasil.

Mas, paradoxalmente, nessas áreas não há investimento. Muito pelo contrário. A epidemia de dengue que assistimos no Rio de Janeiro, e que é responsabilidade do Lula, do Sérgio Cabral e do César Maia, sim, é vergonhosa para o povo trabalhador deste país. Não há postos de saúde nem hospitais suficientes; não há médicos, e os que há são mal pagos e trabalham em condições medievais; não há equipamentos nem remédios. Quem não tem "plano de saúde", no Brasil, morre na fila do hospital.

Apesar de ter arrecadações recordes e crescimento do PIB, o Governo Lula quer recriar a CPMF, imposto compulsório instituído por FHC para, justamente, melhorar a saúde no Brasil. Isso porque boa parte do nosso dinheiro, dos nossos impostos, da nossa produção, é reservada para o "superávit primário", eufemismo que significa o pagamento dos juros abusivos da dívida externa. Lula mente quando diz que não paga mais a dívida externa.

É um mentiroso, desonesto, porque paga, sim, com o dinheiro do povo, e para isso despreza educação, saúde, moradia, urbanização etc. Despreza o povo pobre, esse que o elegeu. E privilegia o FMI, os banqueiros bilionários, as instituições financeiras.

Pois bem: o Governo quer reeditar a CPMF porque diz que não há dinheiro para a saúde. As crianças que morrem de dengue, as mulheres que morrem por falta de atendimento no parto, os idosos que sucumbem à gripe - todos eles e muitos outros - não têm atendimento público decente porque não há dinheiro.

Mas o Governo do PT é esquizofrênico, porque não há dinheiro para investimentos e manutenção dos serviços de saúde pública mas há para que o SUS financie cirurgia para mudança de sexo. Isso é de um cinismo poucas vezes encontrado na história. Daqui a uns dias o SUS vai financiar colocação de próteses de silicone e aplicação de botox para a D. Marisa e a Marta Suplicy. E que morram as crianças que contraem dengue - elas não votam.

Poucas vezes em minha vida tomei conhecimento de um Governo tão espúrio, tão cínico e tão pouco decente no trato do que é público.


***

Mayalu Felix
Niterói, 06/06/2008


***


Brasil, um país de tolos!

"(...) A novidade foi anunciada durante a abertura da Conferência Nacional de Gays Lésbicas, Bissexuais Travestis e Transexuais, a primeira, no mundo, organizada por um Governo Federal. O evento foi aberto na última quinta-feira (5 de junho) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (...)"
.



Se você, como eu, é contra o financiamento de cirurgias de mudança de sexo e conferências gays com o dinheiro público, no Brasil, envie uma mensagem para o ministro da Saúde, sr. José Gomes Temporão, e para o presidente da República, sr. Luiz Inácio Lula da Silva.


Ouvidoria do Ministério da Saúde: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1003
Telefone do Ministério da Saúde - ligação gratuita: 0800 61 1997

Site da Presidência da República: http://www.presidencia.gov.br/ Clique em "Fale Conosco", no cabeçalho.

***

Nenhum comentário:

Marcadores

Comportamento (719) Mídia (678) Web (660) Imagem (642) Brasil (610) Política (501) Reflexão (465) Fotografia (414) Definições (366) Ninguém Merece (362) Polêmica (346) Humor (343) link (324) Literatura (289) Cristianismo (283) Maya (283) Sublime (281) Internacional (276) Blog (253) Religião (214) Estupidez (213) Português (213) Sociedade (197) Arte (196) La vérité est ailleurs (191) Mundo Gospel (181) Pseudodemocracia (177) Língua (176) Imbecilidade (175) Artigo (172) Cotidiano (165) Educação (159) Universidade (157) Opinião (154) Poesia (146) Vídeo (144) Crime (136) Maranhão (124) Livro (123) Vida (121) Ideologia (117) Serviço (117) Ex-piritual (114) Cultura (108) Confessionário (104) Capitalismo (103) (in)Utilidade pública (101) Frases (100) Música (96) História (93) Crianças (88) Amor (84) Lingüística (82) Nojento (82) Justiça (80) Mulher (77) Blábláblá (73) Contentamento (73) Ciência (72) Memória (71) Francês (68) Terça parte (68) Izquerda (66) Eventos (63) Inglês (61) Reportagem (55) Prosa (54) Calendário (51) Geléia Geral (51) Idéias (51) Letras (51) Palavra (50) Leitura (49) Lugares (46) Orkut (46) BsB (44) Pessoas (43) Filosofia (42) Amizade (37) Aula (37) Homens (36) Ecologia (35) Espanhol (35) Cinema (33) Quarta internacional (32) Mudernidade (31) Gospel (30) Semiótica e Semiologia (30) Uema (30) Censura (29) Dies Dominicus (27) Miséria (27) Metalinguagem (26) TV (26) Quadrinhos (25) Sexo (25) Silêncio (24) Tradução (24) Cesta Santa (23) Gente (22) Saúde (22) Viagens (22) Nossa Linda Juventude (21) Saudade (21) Psicologia (18) Superação (18) Palestra (17) Crônica (16) Gracinha (15) Bizarro (14) Casamento (14) Psicanálise (13) Santa Casa de Misericórdia Franciscana (13) Carta (12) Italiano (12) Micos (12) Socialismo (11) Comunismo (10) Maternidade (10) Lêndias da Internet (9) Mimesis (9) Receita (9) Q.I. (8) Retrô (8) Teatro (7) Dããã... (6) Flamengo (6) Internacional Memória (6) Alemão (5) Latim (5) Líbano (5) Tecnologia (5) Caninos (4) Chocolate (4) Eqüinos (3) Reaça (3) Solidão (3) TPM (2) Pregui (1)

Arquivo