Creio que não existe nada de mais belo, de mais profundo, de mais simpático, de mais viril e de mais perfeito do que o Cristo; e eu digo a mim mesmo, com um amor cioso, que não existe e não pode existir. Mais do que isto: se alguém me provar que o Cristo está fora da verdade e que esta não se acha n'Ele, prefiro ficar com o Cristo a ficar com a verdade. (Dostoievski)

FAÇA COMO EU: VISITE O BLOG DELES, E SIGA-OS TAMBÉM! :)

9 de jan. de 2008

leitura


LEITURA: QUESTÃO LINGÜÍSTICA, PEDAGÓGICA OU SOCIAL?*

(...)

1. Não acredito que se deva restringir a reflexão da leitura ao seu caráter mais técnico. Isso conduz ao tratamento da leitura apenas em termos de estratégias pedagógicas exageradamente imediatistas. E a leitura deve ter, na escola, uma importante função no trabalho intelectual geral. Na perspectiva imediatista, as soluções propostas colocam à disposição do aluno apenas mais um artefato escolar pronunciadamente instrumental. Visando a urgência de resultados escolares, se passa por cima de aspectos fundamentais que atestam a história das relações com o conhecimento tal como ele se dá em nossa sociedade, assim como sobre a história particular de nossas instituições do saber e seus programas.

Disso resulta uma primeira redução para a qual eu chamaria a atenção: o pedagogismo. O pedagogismo, para mim, é acreditar em soluções pedagógicas desvinculando-as do seu caráter sócio-histórico mais amplo: para resolver a questão da leitura se propõem técnicas para que se dê conta, em algumas horas semanais, dessa propalada incapacidade.

2. Vejamos agora a questão da distinção de classes sociais na sua relação com a escola e a leitura.

Ao contrário do feudalismo, que visava manter diferentes ordens sociais regularmente separadas, a dominação burguesa desenvolve processos de interpenetração das classes dominadas estabelecendo (e atuando em) um terreno de confrontos e de diferenças: essas diferenças são absorvidas para que haja universalização das relações de dominação.

O discurso da burguesia se caracteriza pela proclamação do ideal da igualdade, ao mesmo tempo em que organiza uma desigualdade real (Pêcheux & Gadet, 1983).

Se assim é, quando surge o projeto de uma escola democrática, no interior da sociedade capitalista, devemos procurar determinar o que essa escola reinstala como diferença, uma vez que a educação é uma educação de classe. Por isso, a afirmação de que é preciso se apossar da totalidade do conhecimento da classe dominante para que haja transformação tem seu compromisso social. Mais exatamente, é uma afirmação do discurso da classe média (Orlandi, 1987). Propõe o acesso a esse conhecimento, mas não especifica quem pode e em que condições sociais isso pode acontecer. Esse acesso, segundo o que penso, não é nem necessário, nem suficiente para uma transformação que não tenha direção dada pela classe dominante. Além disso, não é o acesso ao instrumento em si que muda as relações sociais, mas o modo de sua apropriação, no qual estão atestadas as marcas de quem se apropria dele.

Este é, pois, o segundo tipo de reducionismo: o da classe média.

No discurso da classe média, ou se tem o conhecimento dominante ou se tem um menos abstrato, menos rigoroso, o da facilidade, rebaixado. Saber nenhum, portanto. Para mim não é uma questão de tudo ou nada. Há formas de saber que são diferentes e que têm funções sociais distintas. Há o saber dominante e há outros que sequer são formulados. O fato de se atribuir diferentes estatutos epistêmicos a essas formas de saber está ligado ao fato de que, uma vez que a sociedade é dividida, há as formas legítimas e as que não são legítimas (que têm de se legitimar) [Conf. Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia].

Quando se adere ao conhecimento legítimo, através do discurso que propõe o acesso necessário a ele, se desconhece a luta de classes, a luta pela validade das diferentes formas de saber [e mais uma vez isso me lembra Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia] e a questão da resistência cultural.

Daí, a meu ver, se dever reivindicar politicamente o acesso às formas do conhecimento legítimo, mas ao mesmo tempo, criar espaço para a elaboração de outras formas de conhecimento que derivem do conhecimento efetivo do aprendiz em suas condições sociais concretas [Conf. Paulo Freire, em Pedagogia do Oprimido].

Essas considerações remetem ao reducionismo social de classe média que acabamos de explicitar. Ou seja, a escola, tal como existe, em referência à leitura, propõe de forma homogênea que todo mundo leia como a clase média lê.

Para não se submeter a esse reducionismo, deve-se procurar uma forma de leitura que permita ao aluno trabalhar sua própria história de leituras, assim como a história das leituras dos textos e a história da sua relação com a escola e com o conhecimento legítimo.

3. A terceira afirmação incide propriamente sobre o objeto específico dessa exposição: o que é a leitura?

Do ponto de vista da lingüística imanente, se poderia tomar a leitura como decodificação e se proporiam técnicas que derivassem do conhecimento lingüístico estrito. Dir-se-ia, então, que o texto tem um sentido e o aluno deveria apresentar esse sentido.

Na perspectiva dá análise de discurso, que é a que eu estou assumindo em relação à leitura, esta seria uma outra forma de reducionismo: o reducionismo lingüístico.

A visão oposta a esta forma de reducionismo não vê na leitura do texto apenas a decodificação, a apreensão de um sentido (informação) que já está dado nele. Não encara o texto apenas como produto, mas procura observar o processo de sua produção e, logo, da sua significação. Correspondentemente, considera que o leitor não apreende meramente um sentido que está lá; o leitor atribui sentidos ao texto. Ou seja: considera-se que a leitura é produzida e se procura determinar o processo e as condições de sua produção. Daí se poder dizer que a leitura é o momento crítico da construção do texto, o momento privilegiado do processo de interação verbal, uma vez que é nele que se desencadeia o processo de significação. No momento em que se realiza o processo da leitura, se configura o espaço da discursividade em que se instaura um modo de significação específico.

Já falei, em outros trabalhos, sobre alguns componentes das condições de produção da leitura: os sujeitos (autor e leitor), a ideologia, os diferentes tipos de discurso, a distinção entre leitura parafrástica (que procura repetir o que o autor disse) e a polissêmica (que atribui múltiplos sentidos ao texto), assim como tematizei a necessidade de se levar em conta as histórias de leitura do texto e as histórias de leituras do leitor.

(...)

* Publicado originalmente em Educação & Sociedade, São Paulo, Cortez/CEDES, nº 22, set.-dez., 1986, pp. 93-98.

in ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e Leitura. São Paulo : Cortez ; Campinas, SP : Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1988., pp. 35-38.
.
***
NOTA: a Drª Françoise Gadet, sociolingüista citada neste texto, foi minha professora na disciplina Séminaire Commun, no DEA de Sciences du Langage, na Université de Nanterre, Paris X. A Drª Eni Orlandi é leitura obrigatória para quem trabalha com Lingüística, ouso dizer de não importa qual a vertente, mesmo a racionalizante (sim!). Pude assistir às suas palestras, cursos, seminários e debates em encontros de área. Privilégio. Os grifos em negrito no texto são meus.

Nenhum comentário:

Marcadores

Comportamento (719) Mídia (678) Web (660) Imagem (642) Brasil (610) Política (501) Reflexão (465) Fotografia (414) Definições (366) Ninguém Merece (362) Polêmica (346) Humor (343) link (324) Literatura (289) Cristianismo (283) Maya (283) Sublime (281) Internacional (276) Blog (253) Religião (214) Estupidez (213) Português (213) Sociedade (197) Arte (196) La vérité est ailleurs (191) Mundo Gospel (181) Pseudodemocracia (177) Língua (176) Imbecilidade (175) Artigo (172) Cotidiano (165) Educação (159) Universidade (157) Opinião (154) Poesia (146) Vídeo (144) Crime (136) Maranhão (124) Livro (123) Vida (121) Ideologia (117) Serviço (117) Ex-piritual (114) Cultura (108) Confessionário (104) Capitalismo (103) (in)Utilidade pública (101) Frases (100) Música (96) História (93) Crianças (88) Amor (84) Lingüística (82) Nojento (82) Justiça (80) Mulher (77) Blábláblá (73) Contentamento (73) Ciência (72) Memória (71) Francês (68) Terça parte (68) Izquerda (66) Eventos (63) Inglês (61) Reportagem (55) Prosa (54) Calendário (51) Geléia Geral (51) Idéias (51) Letras (51) Palavra (50) Leitura (49) Lugares (46) Orkut (46) BsB (44) Pessoas (43) Filosofia (42) Amizade (37) Aula (37) Homens (36) Ecologia (35) Espanhol (35) Cinema (33) Quarta internacional (32) Mudernidade (31) Gospel (30) Semiótica e Semiologia (30) Uema (30) Censura (29) Dies Dominicus (27) Miséria (27) Metalinguagem (26) TV (26) Quadrinhos (25) Sexo (25) Silêncio (24) Tradução (24) Cesta Santa (23) Gente (22) Saúde (22) Viagens (22) Nossa Linda Juventude (21) Saudade (21) Psicologia (18) Superação (18) Palestra (17) Crônica (16) Gracinha (15) Bizarro (14) Casamento (14) Psicanálise (13) Santa Casa de Misericórdia Franciscana (13) Carta (12) Italiano (12) Micos (12) Socialismo (11) Comunismo (10) Maternidade (10) Lêndias da Internet (9) Mimesis (9) Receita (9) Q.I. (8) Retrô (8) Teatro (7) Dããã... (6) Flamengo (6) Internacional Memória (6) Alemão (5) Latim (5) Líbano (5) Tecnologia (5) Caninos (4) Chocolate (4) Eqüinos (3) Reaça (3) Solidão (3) TPM (2) Pregui (1)

Arquivo