Compareça aos protestos da sua cidade!
Ajude na organização e divulgação!
Brasília
Data: sábado, 22/08 Horário: 14h Ação: manifestação pública Onde: em frente ao Congresso Nacional.
Porto Alegre
Data: sábado, 22/08 Horário: 14h Ação: manifestação pública Onde: Arco da Redenção
São Paulo
Data: sábado, 22/08 Horário: 14h Ação: protesto e agitos Onde: MASP.
Rio de Janeiro
Data: sábado, 22/08 Horário: 14h Ação: manifestação pública CONCENTRAÇÃO: na saída do metrô Estação Flamengo. Onde: Flamengo Mais informações
Belo Horizonte
Data: sábado, 22/08 Horário: 14h Ação: manifestação pública Onde: Praça Sete
Curitiba
Data: sábado, 22/08 Horário: 14h Ação: manifestação pública Onde: Boca Maldita (Rua XV de Novembro)
Recife
Data: sábado, 22/08 Horário: 14h Ação: manifestação pública CONCENTRAÇÃO: MARCO ZERO
Florianópolis
Data: sábado, 22/08 Horário: 14h Ação: manifestação pública Onde: Trapiche da Beira-Mar
Manaus
Data: sábado, 22/08 Horário: 14h Ação: manifestação pública Onde: Praça São Sebastião – Marco de grandes lutas do povo Amazonense.
Salvador
Data: sábado, 29/08 Horário: 14h Ação: manifestação pública CONCENTRAÇÃO: em frente ao colégio ISBA. Onde: Ondina Mais informações: acesse comunidade no orkut: Fora Sarney Bahia.
Vamos aproveitar às próximas manifestações para divulgar e articular os contatos para o protesto do dia 7 de setembro.
MANIFESTO DO MOVIMENTO ‘FORA SARNEY!’ NO RIO DE JANEIRO
O Brasil está cansado: a quarta maior democracia do planeta, desde a sua incipiente redemocratização, Assiste atônita a problemas políticos internos graves, que assolam as três esferas do Poder no país. A corrupção, generalizada e visível, à medida que estimula a apropriação do Estado pelos interesses particulares, permitindo a instalação do mais cruel desgoverno, ameaça, paulatinamente, a cidadania, os
direitos e deveres, a economia e a vida de milhões de brasileiros. Frente à institucionalização de tais práticas criminosas, o Brasil corre o risco de sucumbir à ideologia segundo a qual o assalto aos cofres públicos não é mais que um problema cultural; essa mesma ideologia é um convite à resignação, porque justifica, mediante o que seriam “motivos de força maior”, o saque ao erário. Representados por uma classe política cheia de vícios e práticas antiéticas, entendemos que é preciso manifestar o nosso constrangimento e insatisfação com a forma como a política vem sendo conduzida no Brasil. Organizando manifestações de rua, pretendemos mostrar aos políticos e à parcela resignada da população que existem esperança e vontade de mudar.
A ORIGEM DO MOVIMENTO: O movimento #forasarney surgiu na internet, originalmente no Twitter e no Orkut, e congregava usuários que se propunham a fazer uma manifestação virtual pela saída do presidente do Senado, José Sarney, protagonista de uma série de escândalos políticos. Com o tempo, o movimento ganhou novas caras, meios e objetivos: além da saída de José Sarney, a Reforma política do Brasil passou a ser demandada, a fim de que o sistema não continue reproduzindo as odiáveis práticas responsáveis por tal situação no país. Em torno da comunidade “Fora Sarney” no Orkut, usuários descontentes começaram a articular manifestações de rua que pudessem personificar esse movimento. Foram organizadas diversas manifestações públicas, em diferentes cidades brasileiras, até que se organizou um calendário conjunto, culminando em passeatas simultâneas por todo o país, nas suas principais capitais, em 15 de agosto de 2009. Portanto, trata-se de um movimento que surgiu espontaneamente, fruto da insatisfação de cidadãos e contribuintes comuns, apartidários em sua maioria esmagadora, que decidiram ir além dos discursos, partindo para a ação.
OS OBJETIVOS DO MOVIMENTO: Os objetivos do movimento são muito claros: visamos à renúncia, à saída ou à cassação do mandato do presidente do Senado, José Sarney, tendo em vista seu envolvimento em diversos escândalos gravíssimos que mancharam a reputação dessa Casa legislativa, prejudicando de forma imensurável o seu funcionamento, a democracia nacional, a ética e a moral na política, bem como a crença do povo brasileiro nas instituições que regem o país; igualmente, faz- se imprescindível a Reforma política, ampla e estrutural, a fim de que o Brasil não seja mais assolado por um sistema que reproduz a corrupção e a impunidade, permitindo que os partidos se apropriem do aparelho do Estado e o usem para se manter no poder, em detrimento das carências e do interesse do povo.
AS PRÁTICAS E OS MEIOS DO MOVIMENTO: O movimento utilizará as manifestações de rua por todo o país, simultâneas sempre que possível, direcionadas ou não, para atingir seus objetivos. Organizadas por cidadãos comuns, as manifestações têm o objetivo de personificar o descontentamento originalmente expresso na Internet. Convidamos a se juntar a nós, portanto, qualquer pessoa que se identifique com as causas já expostas, tanto para protestar e se manifestar quanto para organizar o movimento e opinar. Queremos manter o seu caráter PLURAL, DEMOCRÁTICO e ESPONTÂNEO, de maneira que todos possam opinar e participar ativamente de forma responsável, desde que defendam APARTIDARIAMENTE os ideais expressos acima. É importante ressaltar que as causas do movimento serão sempre de interesse nacional, e que não representamos os interesses de NENHUM partido. Para isso, temos como principais metas a TRANSPARÊNCIA, a RESPONSABILIDADE, a PLURALIDADE e a DIVULGAÇÃO.
Comunidade Fora Sarney no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=12838866
Comunidade-propaganda Fora Sarney no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=4645392
Fora Sarney no Twitter:
http://twitter.com/#search?q=%23forasarney
Site Fora Sarney:
http://www.forasarney.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário