Creio que não existe nada de mais belo, de mais profundo, de mais simpático, de mais viril e de mais perfeito do que o Cristo; e eu digo a mim mesmo, com um amor cioso, que não existe e não pode existir. Mais do que isto: se alguém me provar que o Cristo está fora da verdade e que esta não se acha n'Ele, prefiro ficar com o Cristo a ficar com a verdade. (Dostoievski)

FAÇA COMO EU: VISITE O BLOG DELES, E SIGA-OS TAMBÉM! :)

27 de out. de 2009

eu não amo o homem sobre todas as coisas!



“Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. 
Mateus 22:34-37

Isaías Medeiros
Muitos hoje, na tentativa de cumprir o grande mandamento da Lei e da Graça acabam por invertê-lo: “amam” mais o seu irmão do que a Deus.
O 1º Mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas. Logo, antes de amar o nosso próximo precisamos verificar se estamos amando a Deus. Toda tentativa de amar o nosso semelhante, mas que simultaneamente desrespeite a vontade de Deus, na verdade é enganosa e não passa de sentimento carnal, quando não, diabólico. Inúmeras pessoas estão “amando” o seu próximo sobre todas as coisas, e a Deus… bem, a Deus amam com o que sobra da sua “bondade” pelo homem. 
É através desta mentalidade, desta inversão da lei que se torna possível defender um pecador não arrependido, mas em pecado contínuo em nome do “amor”. Se eu realmente amo o meu irmão, o maior bem que eu posso lhe desejar é que ele esteja agradando a Deus, obedecendo a sua Palavra, e não o contrário! Se eu não desejo estar em pecado, mas sofro quando peco, então por que desejaria isso para o meu irmão? Ou eu desejo estar em pecado?
Os mandamentos em questão querem nos levar a cumprir três objetivos: 1º – amar a Deus sobre todas as coisas; 2º amar o meu próximo como a mim mesmo; 3º amar  a mim mesmo. Ocorre que, se o primeiro objetivo é deturpado, isto é, se não se ama a Deus sobre tudo, então este amor maior recai sobre o próprio homem, na forma do “próximo” e do “eu mesmo”.
Isto explica este “amor” antropocêntrico que vem sendo apregoado por tantos cristãos confusos. Eles colocam o homem no centro de tudo, ou seja, amam o homem sobre todas as coisas. Assim sendo, a vontade de Deus precisa ser reinterpretada para se encaixar neste padrão de “amor humanista superior”. O que parecer hostil ou ofensivo a este modelo deve ser eliminado, em nome do “amor”. O “outro” e o “eu”, em última análise são a mesma coisa: o próprio ser humano. Se eu “amo” mais o meu irmão do que a Deus, eu amo mais o homem do que a Deus; amo mais a criação do que o Criador.
Que Deus nos ensine a amá-lo sobre todas as coisas, e com todo o nosso coração, toda a nossa alma e toda a nossa inteligência. E a não desejar para o nosso próximo tudo aquilo que causará danos à sua alma, isto é, a amá-lo como a nós mesmos.


***


14 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Maya. Muito honrado com a reprodução deste meu pequeno texto em seu blog. Que Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Sobre a parceria, está aceita. Já coloco o link para o seu blog. Abraço.

Maya Felix disse...

Olá, Isaías,

O texto é muito bom e toca nessa profunda ferida humanista que está no centro de algumas "pregações". Infelizmente, cheguei a me desentender com um pastor que tem um blog, nesta semana, por conta dessa diferença de visão.

Um abraço, e obrigada pela troca de links.

Anônimo disse...

maya,

Na verdade a nossa querida assembleia de Deus sempre cultuou o Homem voce já teve o dissabor de assistir aniversario de um pastor assembleiano...Meu pai é pastor,mas sempre tivemos o cuidado de fazermos apenas uma oraçao e depois fora da igreja é
se recebe os presentes etc... A Igreja é um lugar para cultuar somente o Deus trino.Não a Homens. Infelismente nossa liderança do pastor aos diáconos tem uma sede de homenagens tremenda...e sempre tentam roubar a gloria de Deus. É tempo de reforma da reforma. Dinah.

Anônimo disse...

maya,

Na verdade a nossa querida assembleia de Deus sempre cultuou o Homem voce já teve o dissabor de assistir aniversario de um pastor assembleiano...Meu pai é pastor,mas sempre tivemos o cuidado de fazermos apenas uma oraçao e depois fora da igreja é
se recebe os presentes etc... A Igreja é um lugar para cultuar somente o Deus trino.Não a Homens. Infelismente nossa liderança do pastor aos diáconos tem uma sede de homenagens tremenda...e sempre tentam roubar a gloria de Deus. É tempo de reforma da reforma. Dinah.

Matias Borba disse...

Olá, Maya,
Graça e Paz!

Sempre dou uma lida aqui no blog e hoje vi que sua lista de blogs e outros links estão lá embaixo, no fim da página.
Foi você quemd eixou lá ou a página está muito pesada? É que eu já tive este problema lá no blog por conta de por muita coisa na barra lateral, e talvez seja isso aqui também.

É sempre bom aparecer por aqui. Fica bem com Deus!

Rubira disse...

Olá Maya, a paz do Senhor, finalmente encontrei seu blog, ja há muito que me referenciaram, vi teu perfil por acaso e encontrei esta benção!

Gostei muito, e com esta bela reflexão do Cristao Revoltado Isaías Medeiro, fiquei abençoado por Deus.

Lhe convido a conhecer meu blog, é simples, mas estou fazendo o melhor para Deus.

Que o Senhor continue lhe abençoando, com honra sou o seguidor número 100 =)

Na paz de Deus, Júnior Rubira.

www.blogespadadoespirito.blogspot.com

Maya Felix disse...

Prezada Dinah,

Obrigada por sua visita e por seu comentário. É verdade que o culto à personalidade do pastor, ou de um pregador, ou de um dirigente de louvor é uma armadilha muito grande, e as AD têm incorrido nesse equívoco. Prova disso é o sr. José Wellington, mesmo dando mostras de que deveria sair da presidência da CGADB, fazer de tudo para continuar após mais de 20 anos no cargo, nos oferecendo um espetáculo lamentável de personalismo, corrupção e falta de bom senso.

Obrigada por me visitar, venha sempre.

Um abraço,

Maya Felix disse...

Caro Matias,

Obrigada por sua visita! :)

Você acertou, não consigo colocar mais nada na barra lateral! Então, o que não tem remédio, remediado está! Sabe que até que ficou bom? :)

Um abraço,

Maya Felix disse...

Prezado Júnior,

Obrigada por sua visita, por seu comentário e por seguir o blog! :) Vou lá visitar o seu cyberespaço, também!

Um abraço,

Anônimo disse...

Maya,

Não gostei dessa noticia que vc está doente.Vou está orando por voce para sarar logo.Voce nao pode parar voce é uma voz importante,para incomodar e transformar,através dos apelos do nosso mestre. Que [e a verdade e a mentira a corrupação nao podem imperar nos meios assembleianos.Espero em Deus ver ainda a nossa querida assembleia de Deus vivendo um cristianismo verdadeiro:Sem preconceitos,sem exclusões,sem hipocrisia,corrupção,livre dessas maselas que nos impedem de fazer a diferença na sociedade e sermos sal da terra. dinah

Maya Felix disse...

Dinah,

Obrigada. Estou melhorando, mas muito lentamente.

Bjos,

Matias Borba disse...

Aí é só tirar algumas coisas da barra né? rsrsrs

Mas até certo ponto fica bom mesmo.

Abraços!

Maya Felix disse...

É verdade, Matias,

Ultimamente ando sem tempo, mas em breve quero ver se dou uma recalchutada neste Blog! rsrs

Abraço,

Maya

:)

Marcadores

Comportamento (719) Mídia (678) Web (660) Imagem (642) Brasil (610) Política (501) Reflexão (465) Fotografia (414) Definições (366) Ninguém Merece (362) Polêmica (346) Humor (343) link (324) Literatura (289) Cristianismo (283) Maya (283) Sublime (281) Internacional (276) Blog (253) Religião (214) Estupidez (213) Português (213) Sociedade (197) Arte (196) La vérité est ailleurs (191) Mundo Gospel (181) Pseudodemocracia (177) Língua (176) Imbecilidade (175) Artigo (172) Cotidiano (165) Educação (159) Universidade (157) Opinião (154) Poesia (146) Vídeo (144) Crime (136) Maranhão (124) Livro (123) Vida (121) Ideologia (117) Serviço (117) Ex-piritual (114) Cultura (108) Confessionário (104) Capitalismo (103) (in)Utilidade pública (101) Frases (100) Música (96) História (93) Crianças (88) Amor (84) Lingüística (82) Nojento (82) Justiça (80) Mulher (77) Blábláblá (73) Contentamento (73) Ciência (72) Memória (71) Francês (68) Terça parte (68) Izquerda (66) Eventos (63) Inglês (61) Reportagem (55) Prosa (54) Calendário (51) Geléia Geral (51) Idéias (51) Letras (51) Palavra (50) Leitura (49) Lugares (46) Orkut (46) BsB (44) Pessoas (43) Filosofia (42) Amizade (37) Aula (37) Homens (36) Ecologia (35) Espanhol (35) Cinema (33) Quarta internacional (32) Mudernidade (31) Gospel (30) Semiótica e Semiologia (30) Uema (30) Censura (29) Dies Dominicus (27) Miséria (27) Metalinguagem (26) TV (26) Quadrinhos (25) Sexo (25) Silêncio (24) Tradução (24) Cesta Santa (23) Gente (22) Saúde (22) Viagens (22) Nossa Linda Juventude (21) Saudade (21) Psicologia (18) Superação (18) Palestra (17) Crônica (16) Gracinha (15) Bizarro (14) Casamento (14) Psicanálise (13) Santa Casa de Misericórdia Franciscana (13) Carta (12) Italiano (12) Micos (12) Socialismo (11) Comunismo (10) Maternidade (10) Lêndias da Internet (9) Mimesis (9) Receita (9) Q.I. (8) Retrô (8) Teatro (7) Dããã... (6) Flamengo (6) Internacional Memória (6) Alemão (5) Latim (5) Líbano (5) Tecnologia (5) Caninos (4) Chocolate (4) Eqüinos (3) Reaça (3) Solidão (3) TPM (2) Pregui (1)

Arquivo