Este é um
alerta aos moradores de Icaraí, em Niterói. Faço isso porque estou sentindo na
pele (literalmente) o que é ser vítima de uma clínica veterinária onde a
higiene e os cuidados mais básicos com regras sanitárias são desprezados. Ah, é
claro: a coisa não seria assim tão feia se o veterinário responsável fosse um
profissional ético. Mas, se fosse ético, investiria em higienização adequada de
seu estabelecimento, não? Vamos pelo começo.
No mês de
maio de 2012, conheci a Clínica VetHelp, em Niterói (Av. Roberto Silveira, 196,
ao lado do Campo de São Bento). Passando pela calçada, vi que eles tinham o
serviço de banho, e resolvi levar a Naná para tomar um banho lá. Acompanhei o
primeiro banho pessoalmente. Depois disso, resolvi vacinar minha gatinha Naná
ali (vacinas anuais). Por sugestão do veterinário, paguei uma limpeza completa
nos dentes da Naná, o que inclui sedação completa do animal. Depois disso, Naná
começou a ter problemas de saúde. Nesse meio tempo, no final de junho, resolvi
adotar um gatinho que estava ali, à espera de uma família. Paguei a vacinação
dele, é claro. Logo depois disso, Naná, que está comigo há 13 anos, começou a
ter problemas respiratórios e cardíacos, e precisei deixar o gatinho adotado na
VetHelp por alguns dias. O veterinário que acompanhou todo o tratamento da Naná
foi o Gláuber Leal Martins, CRMV-RJ 9658, dono da VetHelp.
Pois bem.
Certo dia, depois que Naná melhorou, fui buscar o gatinho que havia adotado – já
no final de julho. Trouxe-o de volta para casa. Nos três primeiros dias de sua
volta, percebi que ele se coçava muito, mas quando Naná começou também a se
coçar, por volta do quarto dia, resolvi verificar o que era: o gato estava
infestado de pulgas. Naná estava cheia de pulgas, também. Minha casa estava
cheia de pulgas. Imediatamente, cerca de quatro dias após constatar que ele
havia voltado da VetHelp cheio de pulgas, levei-o de volta para a Clínica.
Fiquei indignada. A VetHelp acolhe animais de rua. E faz isso sem nenhum
controle. Os animais ficam lá, entulhados, entre urina e fezes, cheios de
pulgas (e sabe Deus mais o quê). Eu me espanto que a Vigilância Sanitária ainda
não tenha fechado aquele lugar.
Depois de cerca
de duas semanas (precisei me acalmar, tamanha a indignação) após ter devolvido
o gato, fui falar com o veterinário, Gláuber
Leal Martins (chamar esse ser antiético de “doutor” é impensável). Levei
a ele as notas fiscais do Frontline (remédio caríssimo para pulgas e
carrapatos), que eu havia usado na Naná, além da nota do banho que ela havia
tomado (em outra clínica, é claro) e do inseticida que eu estava tendo que
borrifar em toda a minha casa. O que ele me disse? Preparem-se. O veterinário me
disse que ele não ia ajudar a custear nada, e que eu não tinha como “provar” (isso
mesmo!) que o gato tinha pego as pulgas ali. Eu disse a ele que se fosse
naquele momento examinar os locais onde
estavam os animais, acharia pulgas. Ele disse (pasmem de novo) que
provavelmente sim, eu acharia muitas pulgas naquele lugar, mas isso não provava
que o gato que eu tinha adotado ali havia sido contaminado com pulgas...
exatamente ali! Mais: disse-me que se eu tivesse constatado que o gato tinha
pulgas cerca de meia hora depois de sua chegada em minha casa, ele ajudaria a
custear tudo o que eu estava gastando, mas três dias depois era muito tempo.
Expliquei a ele que o gato tinha saído de sua clínica e ido diretamente para minha
casa, sem parar em nenhum lugar. Disse a ele que há 13 anos tinha a Naná, e que
ela jamais tinha tido pulgas. Expliquei que ele sabia que as pulgas vinham
dali. Que nada! O veterinário, me perguntou, cinicamente, se eu não era grata
por eles terem “hospedado” o gato durante o tratamento com a Naná. Obviamente,
sua lógica era a das compensações: o gato pegou as pulgas aqui, mas, em
compensação... Disse a ele que alertaria seus possíveis cliente por meio de
redes sociais e internet, e que denunciaria aquele pulgueiro à Vigilância
Sanitária. Ele me disse que eu não poderia provar que o gato tinha sido
infestado de pulgas em sua clínica (sabem aquele discurso pronto de quem já
está acostumado a lidar com a Justiça por conta de problemas profissionais...?
Pois é.): quem sabe, disse ele, uma pulga não tenha pulado para minha calça
jeans, da calçada, e, de lá, infestado minha casa interira? Alguém consegue imaginar
tamanho cinismo?
Quero, antes
de tudo, então, fazer um alerta: não passem nem na calçada da VetHelp, clínica
veterinária de Niterói-RJ. O veterinário Gláuber Leal Martins, CRMV-RJ 9658, parece que está se lixando para seus clientes. Sua clínica está infestada de pulgas, e ele
nega qualquer responsabilidade nisso. Animais doentes chegam ali e se misturam
aos saudáveis sem controle. Cuidado com seu bichinho. A VetHelp investe pouco ou
quase nada na higiene e nas regras de saúde. Isso quer dizer que o barato pode
sair caro. Até hoje há pulgas na minha casa. Como o piso aqui é de taco de
madeira, torna-se mais difícil erradicá-las. Já passei Frontline na Naná duas
vezes. Ela já tomou um banho, e semana que vem tomará outro. Eu mesma estou me
coçando frequentemente, e de vez em quando consigo identificar pulgas em lugares
diferentes da casa.
Eu
realmente espero que ninguém mais passe pelo pesadelo que estou passando. Além
de ter sido prejudicada, tive que enfrentar o cinismo e a indiferença do
veterinário que se fez de boa praça até poder mostrar as garras e os dentes
afiados. Sabem o que ele ainda teve o descaramento de me cobrar o “abandono” do
gatinho doente e infestado de pulgas em sua Clínica? E sabem o que ainda teve a
coragem de fazer? Arrumar outro besta para adotar o pobre animal. Glauber Leal
Martins, CRMV-RJ 9658, é um dos profissionais mais antiéticos e despreparados
que já conheci. E olha que há muito tempo tenho bichinhos de estimação. Errou
no diagnóstico da Naná. Pediu-me inúmeros exames caríssimos e inúteis. Chegou a
diagnosticar câncer! E hoje Naná está ótima, vendendo saúde. Gastei o que tinha
e o que não tinha na VetHelp, e saí no prejuízo. Tive que ouvir algumas das
palavras mais desprovidas de ética e bom senso de toda a minha vida. E gente
como ele continua levando vantagem no Brasil. Gente como ele continua
trabalhando, infestando a vida pública, os consultórios, as clínicas, as
empresas e, principalmente, a política brasileira – como as pulgas que vieram
de sua Clínica para a minha casa. Ficou como lição. Pareceu-me lindo que um
veterinário fosse tão gente boa, não cobrasse a internação da Naná nem a
hospedagem do gatinho adotado quando Naná adoeceu. O preço disso tudo? Muito
alto. A VetHelp é um lugar contaminado, está cheio de pulgas e sabe Deus se
também não há ali carrapatos e tutti quanti. Queria muito que meu alerta
chegasse a cada dono de bichinho de Niterói, para que ninguém pagasse o preço
que estou pagando.
7 comentários:
Estoy visitandoles de El Salvador Centroamerica, desde mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com
COMPARTO MI TESTIMONIO PARA LA GLORIA DE DIOS.
RECIBAN MUCHISIMAS BENDICIONES.
Encontrei o seu blog, estive a folhear achei-o muito bom, feito com muito bom gosto.Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para o seguir também.
Que haja paz e saúde no seu lar.
Sou António Batalha.
Parabéns e meu respeito pela coragem em denunciar...Amamos os animais e nos tornamos reféns desses irresponsáveis, gananciosos e frustrados.São mercadores.., não tenho tido sorte também ou a incompetência campeia, não há fiscalização e eles SE PROTEGEM...
Nossa, discordo completamente, acho a vethelp maravilhosa, conheço há anos e acho o Dr glauber um dos veterinários mais atenciosos que já conheci, e olha que já fui em muitos! Sobre pulgas pode ter sido um caso isolado, de algum animal que passou por ali e você pegou o gatinho no momento errado... Mas antes de denunciar vc deveria ter conversado com o veterinário, e um remédinho de pulgas nem é tão caro assim, por favor né?!
Que absurdo, anos direto com o Glauber e nunca tive nenhuma reclamação, ele sempre disposto a ajudar nas horas mais difíceis, e varias vezes atendeu meu pedido de ajuda sem custos, ele me ajudou meu cachorrinho bastante!
Reafirmo o que está na postagem: o Glauber veterinário foi desonesto e cínico comigo. Sua clínica estava cheia de gatos e cachorros de rua, e é bem provável que ele não tenha tomado nenhum cuidado, pois estava infestada de pulgas. Adotei um gato de lá, e tenho as fotos, e o animal veio cheio de pulgas. A princípio não notei, nem fiquei alerta para nada, pois também confiava no profissional. Entretanto, minha casa ficou infestada de pulgas. Tenho uma gata de 15 anos que jamais teve pulgas antes, e ela ficou cheia de pulgas. Tive de dedetizar a casa toda, tive prejuízos, e em vista de tudo isso o Glauber veterinário me disse: 1) que não ia me ajudar em nem um centavo, o prejuízo era todo meu; 2) que eu não ia poder provar na Justiça, caso resolvesse processar a clínica, que as pulgas tinham vindo com o gato de rua que eu havia adotado lá; 3) que como ele já havia me ajudado - minha gata fez um tratamento lá, e foi TUDO PAGO, eu deveria era estar grata a ele. Esse veterinário demonstrou total CINISMO E INDIFERENÇA para com o enorme problema que sua clínica me causou. Ele é irresponsável, mentiroso, cínico e sua clínica é um lugar imundo. Fiquem à vontade se quiserem continuar a dar dinheiro para esse canastrão, mas tomem cuidado com seus bichinhos.
Nossa,realmente acho que você antes de fazer um pronunciamento desses você deveria ter conversado com o Veterário. Glauber é um excelente veterináio, super preocupado com o bem estar de todos inclusive de nós humans. Descorto completamente do seu relato. Ele é atencioso, muito dedicado. Você se propos a adotar então teria que tomar todos os cuidados com o seu icho adotado. A culpa não é dele. Um remedio de pulga não é tão caro assim.
O GLAUBER é um EXCELENTE Veterinário!!!
Postar um comentário